Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
09.Abr - Padres Carlistas dão abertura ao Ano do Leigo Scalabriniano no Brasil
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Há 20 anos, mais precisamente no dia 22 de maio de 1994, a Congregação dos Padres Scalabrinianos realizava o primeiro retiro dos Leigos Scalabrinianos no Brasil. Por este motivo, 2014 é considerado o ano de lembrar e comemorar esta data tão especial.



Os Leigos Missionários Scalabrinianos (LMS)  são cristãos atentos ao fenômeno migratório e sensíveis à vida e à história das pessoas em mobilidade. Eles participam do carisma scalabriniano por vocação, a acolhida é seu cartão de visita e a missão é testemunhar e anunciar o amor de Deus entre os migrantes. Dedicam-se à evangelização e ao serviço do migrante nas diferentes modalidades que a criatividade, a necessidade e o próprio carisma scalabriniano suscitam nos diversos contextos.



Retiro reuniu pessoas de todo o Brasil em Guaporé.



Para dar abertura às comemorações do ano, foi promovido em Guaporé, nos últimos dias 05 e 06 de abril, um retiro com os leigos. O momento contou com a participação de pessoas de todo o Brasil, vindas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além dos padres Adilson Buzin, Alexandre Biolchi, Genoir Piera e João Marcos.



Durante os dois dias de encontro, foram realizadas palestras, momentos de oração e espiritualidade, reflexão, partilha, animação e dinâmicas. Entre os temas debatidos estava a unificação das províncias da congregação, com a criação da ‘Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes’, a Campanha da Fraternidade de 2014 e o ano dos Leigos Scalabrinianos.



Para animar as comemorações ocorrerá também a peregrinação da imagem do Arcanjo São Rafael, que vai percorrer diversas cidades, entre elas Rondinha, dia 1º de setembro, Sarandi, dia 28 de setembro, Serafina Corrêa, 30 de outubro e Guaporé, em 28 de dezembro.



Concluindo as comemorações do ano, de 1º a 3 de maio de 2015, será realizado em Guaporé o Encontro Internacional do Movimento dos Leigos Scalabrinianos da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fernando Luiz Concatto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.