Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
17.Jun - Padre Eduardo Pegoraro: Nota de solidariedade e esclarecimento dos bispos e clero da Arquidiocese de Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Padre Eduardo Pegoraro: Nota de solidariedade e esclarecimento dos bispos e clero da Arquidiocese de Passo Fundo

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo10, 9-10)



Jesus, que veio do céu, do coração de Deus Pai, é o Bom Pastor que caminha conosco para que tudo e todos tenham vida em abundância. Já no seu tempo o ladrão se caracterizava como aquele que roubava, matava e destruía.



Em nossos dias, após iniciarmos uma caminhada firme no cuidado com a vida em toda a Arquidiocese, somos assaltados pelo ladrão que rouba, mata e destrói a vida do jovem padre Eduardo Pegoraro. Este fato atingiu aos irmãos no sacerdócio, familiares, seminaristas e a toda a comunidade Nossa Senhora da Pompéia, de Tapera.



Nós, bispos, sacerdotes e seminaristas, queremos manifestar nossa indignação contra a injustiça, a violência crescente contra mulheres, jovens e crianças, que são eliminados do nosso meio porque a idolatria do dinheiro, do consumo e do prazer colocam a vida humana na esfera do descartável. Criamos uma cultura que considera isto normal e onde cada pessoa acaba encontrando as soluções que lhe convém.



Sentimo-nos também profundamente feridos por causa dos comentários maldosos publicados em alguns veículos de comunicação e redes sociais, criminalizando o jovem padre Eduardo, sem saberem sequer o que de fato aconteceu por ocasião de seu assassinato. Esta atitude feriu a família presbiteral, pois procuramos ser abnegados e humildemente doamos nossa vida, a exemplo de Jesus, para que todos tenham vida em abundância.



Para nós, a morte do padre Eduardo Pegoraro, seu sangue derramado, é uma semente plantada em Tapera. Ela germinará e se tornará uma árvore frondosa, que abrigará todas as pessoas de boa vontade para darmos um basta a esta violência, à destruição da natureza e da vida humana. Unidos, geremos uma sociedade onde a vida tenha um valor sagrado e expulsamos o ladrão que hoje a destrói e mata.



Neste ano, quando em todas as paróquias estamos refletindo sobre o cuidado com a vida, vamos continuar a testemunhar nosso esforço, rezando e agindo em favor da vida de todos, especialmente os mais ameaçados em seu dia-a-dia.



“Vida eu te quero, vida és Tu, Senhor!”



Bispos e padres da Arquidiocese de Passo Fundo, 20 de junho de 2015



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.