Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
01.Ago - O que faz o seu coração pulsar? Qual é a sua vocação?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Igreja no Brasil vive neste mês de agosto, por excelência, o mês vocacional. Tempo de maior sensibilidade para celebrar as vocações, um chamado de Deus e uma resposta humana para servir o próximo.



Como cristãos e como Igreja, corpo ministerial do Senhor, temos a missão de ir ao encontro das pessoas, especialmente das crianças, jovens e daqueles que estão longe, na gratuidade, com o objetivo de animar e despertar para a felicidade autêntica. Este é o anseio último do ser humano, resposta das buscas que empreende para dar um sentido à vida.



Assim, o Serviço de Animação Vocacional – SAV, antes chamado de Pastoral Vocacional, é responsável por ajudar a despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã, os serviços à comunidade eclesial e à sociedade. O SAV busca animar as comunidades, grupos, pastorais, enfim a Igreja, para se comprometerem com a dimensão vocacional como resposta concreta que todos os cristãos devem dar ao chamado de serem instrumentos na construção do tão sonhado Reino de Deus. O esforço é para fomentar a consciência de uma cultura vocacional, em que todos se sintam chamados e tornem-se protagonistas da sua vocação à vida e ao caminho da santificação.



Concretamente o trabalho da equipe arquidiocesana em conjunto com as comunidades eclesiais, consiste em despertar e ajudar os adolescentes no discernimento de sua vocação. Para isso, realiza visitas em escolas e grupos de jovens e crianças, indagando-os sobre, O que você pensa a respeito da vida?Quais são seus sonhos? Que sentido está dando a sua vida? Tem se iludido com as propostas de felicidade que o mundo capitalista e consumista apresenta? Busca encontrar a felicidade no esforço de senti-la no dia a dia de sua existência dedicando-se a uma causa maior? Qual o caminho que está percorrendo e onde pensa chegar? Estas questões ajudam a refletir sobre a vocação. Sendo cristãos ou não, somos chamados a viver por inteiro o amor.



De maneira específica a vocação cristã católica é também um chamado amoroso divino. O batizado é chamado por Deus para colocar-se a serviço das pessoas. No seguimento a Cristo somos preparados para assumir a missão de Jesus, tornando-se presença viva e animadora. Seja no matrimônio, seja através do presbiterado, da vida consagrada e religiosa ou então da vida ministerial dos leigos. O convite é para que o batizado atue na promoção da vida, dom maior que recebemos, a serviço de um bem maior ainda, o Reino de Deus. Ser vocacionado é buscar viver com a mesma intensidade e radicalidade com que Jesus viveu a vontade de Deus.



Que neste mês vocacional possamos reacender a chama do dom que Deus dá a cada um e viver buscando o prêmio do alto, como fala São Paulo: “Esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3, 14).



Entre e contato com o SAV.



Oração pelas Vocações



Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos para vos seguir, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!



Pe. Diego Tonet

Articulador Arquidiocesano do Serviço de Animação Vocacional



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.