14.Dez - O nascer de uma nova missão: Arquidiocese celebra ordenação de Cassiano Pertile
O nascer de uma nova missão: Arquidiocese celebra ordenação de Cassiano Pertile

Uma nova missão. É assim que Cassiano Alberto Pertile, de 26 anos, vê o próximo passo que dará no caminho de sua vocação. O diácono será ordenado padre no dia 18 de dezembro, às 15h, junto à paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo. A primeira missa será no dia 25 de dezembro, Natal, às 9h na comunidade Posso Boa Vista, em Marau.

O novo presbítero: Cassiano Alberto Pertile

Natural de Marau, Cassiano sempre fez parte da comunidade Posse Boa Vista, que pertence à paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo. Filho de Carlos Alberto Pertile e Lourdes Rissardo Pertile, o jovem vivenciou a fé dentro de casa. “Participava com a minha avó das celebrações da palavra, da preparação para o Natal e da via-sacra”, conta. Incentivado a participar das equipes de liturgia da comunidade, Cassiano se tornou catequista os 14 anos e, aos 18, foi convidado para ser ministro da eucaristia. “Estar na comunidade e auxiliar na organização dos encontros, das celebrações, das missas e momentos de oração me ajudou a descobrir gradativamente a minha vocação”.

O chamado aconteceu pouco a pouco. “É preciso estar com os ‘ouvidos do coração’ sempre atentos e perceber a voz de Deus na história, no dia-a-dia”. Assim, quando percebeu o desejo de ser padre nascer, o jovem recorreu à família. “Estava ajudando meu pai plantar milho e foi lá, na roça, que eu olhei para ele e disse: ‘Pai, quero ser padre’. Tenho guardado dentro de mim até hoje a imagem do rosto do meu pai e as suas palavras: ‘Sim. Se é isso que você quer, vamos em frente’. Junto com a simplicidade deste sim, veio todo o apoio da minha família e a força do povo de Deus”, complementa.

Com a vocação em mente, Cassiano concluiu o Ensina Médio, iniciou o trabalho como funcionário público na Prefeitura de Marau e ingressou na faculdade de Letras. O encontro com o Seminário aconteceu cinco anos depois que contou à família o desejo que nascia em seu coração. E foi justamente na vivência no seminário que a experiência da vocação se fez mais forte. Além da formação, Cassiano atuou em diferentes comunidades, pastorais e serviços da Arquidiocese e, atualmente, desenvolve o seu ministério diaconal na paróquia São José, em Montauri. “Todos estes momentos foram períodos de uma vivência muito intensa e apaixonante, com as suas dificuldades, alegrias, mas, acima de tudo, permeados pela força da graça de Deus, que me oportunizou momentos tão ricos e significativos de crescimento”, coloca o jovem que escolheu, como lema, a frase do evangelho de João - “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” – e que, agora, concentra sua expectativa na vontade de servir. “Desejo ser um padre que ajude, promova e construa o reinado de Deus, este é o meu horizonte”, conclui.

Além de Cassiano, o mês dedezembro será marcado, também, pela ordenação diaconal de Joule Cunha Santos, no dia 23 de dezembro.

Sammara Garbelotto

imprensa@pastoral.com.br