Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Ago - Novena em preparação a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida inicia no Santuário
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Para intensificar a preparação da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 35ª edição, o Santuário propõe a realização de uma novena, contando com a participação das nove áreas pastorais da arquidiocese, que somam no total 53 paróquias.



No último domingo, 09 de agosto, a atividade iniciou com a participação da área pastoral de Marau, que integra as paróquias de Vila Maria, Marau, Camargo, Itapuca, Nicolau Vergueiro e Nova Alvorada.



A celebração, presidida pelo padre Aldino Barth, pároco de Vila Maria, reuniu lideranças desta cidade, de Marau e de Passo Fundo. Os cantos ficaram por conta de um coral que de Marau, coordenado pelo frei Agenor Bortolon, enquanto a Liturgia da Palavra foi conduzida pelo grupo de Vila Maria.



A proposta de reflexão deste ano para a novena está em sintonia com o Ano do Cuidado com a Vida, objeto de estudo da arquidiocese em 2015. Por isso, a Celebração Eucarística deste domingo refletiu o tema “A Mãe Terra”. Durante a Missa, vários símbolos ligados à terra foram apresentados ao povo, como foi o caso do trigo, representando o pão e as comunidades; o vinho, como fruto do trabalho na terra, e de outras frutas.



Durante a homilia, o padre Aldino recordou da carta encíclica do papa Francisco, Laudato Si, referindo-se várias vezes ao documento. O sacerdote lembrou também a comparação entre a Criação e Missa, feita pelo Papa Emérito Bento XVI. Ele ressaltou ainda a vastidão dos animais que habitam as águas, o céu e os que andam sobre a terra e abaixo dela, chamando a atenção para o importantíssimo serviço feito por todos os animais. Segundo ele, a terra é sábia, deixando crescer aquilo de melhor que tem em si. “Daí a importância de bem cultivar as terras com sementes boas”, finalizou.



A Missa celebrou também o Dia dos Pais, reforçando o papel fundamental deles na formação da pessoa humana. Um dos destaques nestes sentido foi a emoção dos presentes com o canto “Utopia”, do padre Zezinho.



Programação da Novena:



Durante os nove domingos que antecedem a festa acontecem as celebrações da novena, sempre as 16h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação:



9 de agosto: A Mãe Terra - Área de Marau

23 de agosto: Semente fonte de vida - Área de Casca

30 de agosto: Alternativas ecológicas - Área de Carazinho

6 de setembro: A vida humana - Área de Tapera

13 de setembro: Família, ninho de amor - Área de Guaporé

20 de setembro: Com a Mãe, caminhamos promovendo a

4 de outubro: A vida nova - Área de David Canabarro



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Seminarista Miguel Ângelo dos Santos Ramos



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.