07.Dez - Nova Boa Vista estrutura Conselho Pastoral Paroquial
Nova Boa Vista estrutura Conselho Pastoral Paroquial

Nesta terça-feira, 6, a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Nova Boa Vista, reuniu as lideranças das Pastorais e de todas as comunidades para avaliar a caminhada do ano de 2016 e, ainda, planejar o ano de 2017. Conduzida pelo adre Élio Eilert, pároco, a reunião encaminhou, também, o trabalho do Conselho Pastoral Paroquial que, para o próximo ano estará focado no desenvolvimento do Plano de Pastoral da Arquidiocese.

O serviço de coordenação da comunidade

Durante a reunião, foi discutido e avaliado que, para o bom desempenho de cada ministério, serviço e pastoral na comunidade, há necessidade de planejar e organizar toda a ação pastoral. Sendo assim, a Igreja opta por coordenar de forma colegiada. Dessa forma, o Conselho Pastoral Paroquial é a soma dos representantes de todos os ministérios, serviços pastorais e forças vivas organizadas da comunidade. "Pode-se dizer que o Conselho é o instrumento de partilha participação igualitária, instrumento de comunhão e participação comunitária, facilitando a entre ajuda de todos pela caminhada. Nesse sentido, é um conselho de iguais, não há chefes, nem presidente. Há sim, um coordenador que vai ajudar a animar os membros do conselho. Não vai resolver nada sozinho. Mas junto com os demais.", comentou o padre Élio.

Missão

Depois de identificada a formação do Conselho, a reunião ajudou a esclarecer, também, a missão do CPP que é, essencialmente, cuidar da pastoral para que a comunidade caminhe, viva e atue como comunidade cristã. "Essa missão envolve toda comunidade. Antes de fazer programas, precisa rezar, estudar, observar e avaliar, ir ao encontro das aspirações de sua comunidade e descobrir o que ela necessita. Um Conselho de Pastoral bem orientado sabe fazer diagnóstico dos problemas da comunidade e apresentar soluções", completa o pároco.

Colaboração: Fernando Luiz Concatto | PASCOM de Sarandi