Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Jul - Mulheres resgatam histórias de vida nos grupos de Cáritas em Carazinho
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mulheres resgatam histórias de vida nos grupos de Cáritas em Carazinho

Aconteceu em Carazinho, no dia 07 de julho, a visita da equipe da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em dois grupos de mulheres, com o objetivo de realizar o estudo da cartilha lançada pela Cáritas em 2013, intitulada “A Cáritas e as mulheres: Uma história de 30 anos’’. Esses momentos de estudo e reflexão tem o intuito de celebrar a vida e a história dos grupos, motivando as mulheres para continuidade dos trabalhos.



No decorrer do encontro, buscou-se despertar a memória das mulheres para recuperar, através das experiências e do compartilhamento das aprendizagens relatadas, outras tanta iniciativas e ações realizadas.  



A assessora dos grupos de mulheres da Cáritas de Carazinho, Rosa Machado Johner, comenta a importância desse estudo da cartilha para o grupo fortalecendo as ações e se alegrou com a visita de membros da Cáritas de Passo Fundo: “é importante que o pessoal da Cáritas arquidiocesana mostre o que está acontecendo, esse é o ponto mais positivo que tem.’’



Os trabalhos realizados pelas mulheres contam com momentos de reflexão, estudos e confecção de artesanatos. Nesse sentido, Jussara da Rosa monitora dos grupos relata que a partir do artesanato constitui sua própria renda: ‘’Eu trabalho em casa e com o grupo, e essa é minha única fonte de renda. Hoje este encontro que aconteceu aqui, foi muito bom para nós, foi um empurrão, para termos mais apoio. Portanto deveria acontecer mais vezes, pois nos sentimos muito valorizadas e é um incentivo muito grande”.



Nas duas equipes visitadas vários assuntos foram refletidos: família, violência, trabalho, cooperativismo, gravidez, saúde, políticas públicas, economia solidária entre outros assuntos relevantes.



Atualmente, são aproximadamente 40 grupos organizados e acompanhados pela entidade, que busca promover alternativas de trabalho e geração de renda, através da capacitação de mulheres envolvidas.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.