12.Set - Movimento Serra celebra 40 anos na Arquidiocese de Passo Fundo
Movimento Serra celebra 40 anos na Arquidiocese de Passo Fundo

A paróquia Santa Teresinha, em Passo Fundo, acolheu na noite da última quarta-feira, 10 de setembro, a celebração dos 40 anos do Movimento Serra na Arquidiocese de Passo Fundo. O encontro foi também ocasião para homenagear dom Pedro Ercílio Simon e Plínio Grazziotin, que integraram a equipe de 52 sócios fundadores do movimento, em 07 de setembro de 1974.

Idealizado por dom Claudio Colling, o movimento é constituído de fiéis leigos e está a serviço da Pastoral Vocacional, auxiliando de diversas formas para despertar e fortalecer as vocações de seminaristas, religiosos, religiosas, padres, bispos e missionários.

A celebração foi presidida por dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito, e contou com a presença dos integrantes do movimento e também dos padres Diego Tonet, Maicon Rossetto, Fábio de Morais e Adalíbio Barth, além de Dom Urbano José Allgayer, bispo emérito de Passo Fundo.

Durante a homilia, dom Ercílio agradeceu a Deus pela caminhada do movimento e lembrou: “Fui animado pelo Serra em inúmeros momentos da minha vida sacerdotal e episcopal.” O arcebispo afirmou ainda que a principal característica do leigo deve ser a presença na sociedade, onde muitas vezes a Igreja não consegue chegar de outra forma.

As homenagens a Dom Ercílio e Plínio Grazziotin foram conduzidas pelo coordenador do Serra na Arquidiocese, Antoli Fauth Mello. Durante o momento, Antoli saudou os presentes e destacou: “a convivência com estes dois irmãos nos fez aprender o verdadeiro sentido de amar-nos uns aos outros, como Jesus nos ensinou”. Os dois homenageados receberam uma placa em agradecimento pelos serviços prestados ao grupo durante estes 40 anos.

Após a celebração, os presentes participaram também de uma confraternização, realizada no salão paroquial.

Clique aqui para visualizar o álbum de imagens.

Victória Holzbach