Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
17.Out - Mostra de Ações Sociais Solidárias encantou os romeiros na casa da Mãe
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mostra de Ações Sociais Solidárias encantou os romeiros na casa da Mãe

“Só podia ser coisa de mãe”. Foi assim que se expressou o padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador geral da Romaria, quando se referiu à mostra realizada no dia 12 de outubro, junto à 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo. A mãe sempre quer que seus filhos fiquem unidos e partilhem do pouco que cada um tem, disse ele.



Este foi o clima entre os mais de 70 grupos, que desde cedo, de forma muito solidária, montaram suas barracas e apresentaram para os romeiros uma grande variedade de produtos, como artesanatos, derivados da agroindústria familiar, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos.



A mostra foi realizada pela primeira vez junto à romaria e, reuniu grupos de Economia Popular Solidária, entidades sociais apoiadas pela Igreja, pastorais, grupos paroquiais de Cáritas e movimentos eclesiais. Foi promovida pela Arquidiocese de Passo Fundo, Cáritas Arquidiocesana, Santuário de Nossa Senhora Aparecida e o Fundo de Solidariedade.



Segundo Luiz Costella, da equipe de coordenação da mostra, os grupos deram um show de solidariedade, desde a preparação, organização e montagem das bancas até a desmontagem. A mostra é uma coisa nova para a romaria, mas veio para somar trazendo um novo espírito, disse Luiz. Maria Aide Rodrigues da Silva, da paróquia São José Operário e da coordenação pedagógica da Cáritas, avaliou como positiva a experiência, pois muita gente conheceu o trabalho realizado pelos grupos. Para ela a mostra serviu para unir fé e vida, dando uma ideia mais clara do trabalho social realizado pela Igreja. Adriana Vieira, da associação do assentamento Bom Recreio, ressaltou que a iniciativa deu um sentido novo para a romaria, pois diferente de outros anos, os romeiros puderam conferir aquilo que é produzido pelo pessoal, como é o caso do caldo de cana e do melado, além de tantas outras coisas.



Durante toda a Romaria foi grande o movimento de pessoas junto à mostra, onde os participantes mostraram, explicaram a forma de organização e comercializaram os produtos. No final da romaria a diferença foi bem visível, o espaço ficou bem limpinho, pois cada grupo tratou de limpar o pouco de lixo produzido. No ano que vem vai ser melhor ainda.



Confira o álbum de imagens clicando aqui.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.