04.Nov - Missões: Um tempo especial da graça de Deus
Missões: Um tempo especial da graça de Deus

Vivemos numa sociedade em profunda transformação. Os últimos 50 anos caracterizam-se por profundas mudanças sociais, por descobertas surpreendentes em relação ao cosmo, a vida, a própria pessoa humana. Dentro deste quadro, a Igreja vai se adequando, crescendo e aprendendo a buscar novos métodos pastorais para realizar bem a sua missão evangelizadora. Pode-se dizer que nestes últimos anos, passamos de uma sociedade eminentemente católica para uma sociedade pluralista.

a) Sociedade católica, todos batizados, “praticantes”, a Igreja é o centro da vida, é o ponto de referência, o padre é a maior autoridade, todos frequentam os sacramentos que são a base e o termômetro da vida cristã.

b) Sociedade pluralista. A Igreja e a fé não são mais o centro da vida mas a economia. A Igreja é um dos organismos presentes na sociedade. Diante da setorização de serviços e funções, a religião também se coverteu em uma repartição a mais, ou um setor específico responsável pela vida espiritual. Além disso, na cultura moderna e pós-moderna, questão da fé e religião passo a ser vista como algo extremamente pessoal e subjetivo.

Diante desta realidade, as missões constituem-se num tempo forte, raro e especial de Evangelização. De 28 de outubro a 07 de novembro, a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Nova Boa Vista vive este tempo especial de evangelização com as missões capuchinhas,  através do lema: Tempo de Graça e Renovação da Fé!

Nos meses e semanas que antecederam as missões, as comunidades fizeram uma excelente preparação. Durante estes dias, as pessoas estão vivendo as missões como um verdadeiro tempo de graça e renovação, através da participação nos encontros realizados nas comunidades.

No sábado, 07 de novembro, as 14h30min, no Ginásio de Esportes Santos Anjos, acontece a grande Celebração de Ação de Graças pelas missões!

Texto: Frei Claudecir Fantini

Fotos: Fernando Concatto