Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
28.Abr - Jovens da área de Casca se reúnem para formação do Ano da Juventude
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Jovens da área de Casca se reúnem para formação do Ano da Juventude

Entusiasmados pela vivência do Ano da Juventude na Arquidiocese de Passo Fundo, mais de 60 jovens se reuniram no último domingo, 27, em Casca, para a formação de jovens multiplicadores da Área Pastoral. O encontro reuniu representantes das paróquias de Gentil, Evangelista, Santo Antônio do Palma, Montauri e Casca.



Na programação do dia estavam orações, brincadeiras, dinâmicas, partilhas e momentos de formação, sempre trabalhando a temática do Ano da Juventude: Juventude Anúncio de Boa Nova.



Para facilitar a compreensão dos jovens e possibilitar uma melhor definição de atividades pelas paróquias, a equipe representante do Setor Juventude destacou especialmente três pontos: o trabalho de formação e celebração do Ano, realizado com o subsídio; o momento da semana missionária, de 20 a 28 de setembro; e o encerramento do Ano, na Romaria de Nossa Senhora Aparecida.



Uma das atividades mais marcantes da formação foi a experiência de evangelizar nas realidades mais desafiadoras destas cidades. Para tal, os participantes identificaram este contexto e se dividiram em grupos de “evangelizadores” e “evangelizados”. Em seguida, partilharam as maiores dificuldades e as estratégias utilizadas.



Ressaltando a continuidade das formações, que até junho devem passar por todas as áreas pastorais, os jovens construíram um tecido expressando quais são os seus sonhos para o Ano da Juventude. Além disso, escreveram também uma carta, motivando os jovens da Área Pastoral de Tapera, que acolhem o próximo encontro.



Confira a seguir alguns depoimentos dos participantes:



Gostei muito desta formação, pois me motivou a ajudar a abrir um grupo de jovens na minha comunidade. Esta vai ser a minha missão. Minha e de meus amigos. É sempre bom reforçar que o conhecimento nunca é demais. Além disso, aceitei participar do Setor Arquidiocesano da Juventude, representando a minha paróquia e a área. Que Deus acompanhe todos nós!”



Elisandra Sachetti, Paróquia Santo Antonio | Gentil



“Durante todo o dia pude perceber o quão importante é a vida de toda a juventude. Somos responsáveis pelo nosso meio e, por isso, devemos ir ao encontro de todos os jovens, sejam eles marginalizados, excluídos ou drogados. Para mim, este dia foi de alegria e partilha”.



João Antônio Kazmirski, Paróquia São Luiz Gonzaga | Casca



“Olhando os efeitos do encontro na área pastoral de Casca, pude ver que os jovens expressavam uma espiritualidade de cuidado. Muitos que ainda não realizaram a experiência de um grupo de jovens demonstraram esta vontade, expressando a realidade de ser cristão na urgência da alegria do Evangelho. A equipe nos trouxe muitos impulsos de motivação, ajudando os jovens e provocando que eles permaneçam na alegria de ser jovem, apresentando em suas comunidades este ânimo”.



Seminarista Tiago André Guimarães



“Animado pelo tema do Ano da Juventude na Arquidiocese, Juventude anúncio da boa nova, e pela iluminação bíblica dos discípulos de Emaús, sinto-me como que os próprios discípulos, que reconheceram Jesus em Emaús. É o mesmo Cristo que se revela no rosto de cada um e de cada uma. Com muita alegria a semente foi plantada e é isso que nos garante que o rosto jovem da Igreja na morrerá.”



Eduardo Scorsatto | Setor Juventude



"Fico feliz em ver muitos jovens que se colocaram a disposição em sair de suas casas e virem ao encontro, buscando a formação do tema do Ano da Juventude. O encontro foi muito bem conduzido pelos assessores, despertando vários aspectos do tema e buscando sempre a interação do grupo todo. Estou realizado em ver o empenho dos jovens que buscam mais voz, mais espaço no meio em que vivem".



Daniel Pagotto, Paróquia Santo Antônio | Santo Antônio do Palma



“Avalio o encontro de formação proporcionado aos jovens da área pastoral de Casca como um momento marcante e de grande importância na evangelização dos mesmos. O evento foi importante também porque reuniu  jovens na sua maioria principiantes, juntos com outros já mais experientes. Destaco a metodologia e a dinâmica que animou e encantou os jovens  na sua missão de serem missionários de outros jovens. O encontro não foi apenas teórico, mas provocou os participantes a assumir compromisso prático nas suas comunidades. A semente foi lançada, mas é preciso agora zelar por essa semente para que seja protegida e produza os seus frutos”.



Pe. Dalci Debastiani | Pároco de Gentil




Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.