Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
14.Mar - Itepa recebe nota 5 no Enade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Itepa recebe nota 5 no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015, em Brasília, na manhã da última quarta-feira, 8. De todas as faculdades, universidades, institutos de teologia avaliados no Brasil, apenas quatro deles alcançaram nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Entre eles, o Itepa Faculdades, da Arquidiocese de Passo Fundo. Além dele, do Rio Grande do Sul, a Faculdade Palotina – FAPAS, de Santa Maria, recebeu a nota máxima.



Os dados foram apresentados pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros. Os indicadores, por curso e IES, estão disponíveis para consulta no portal do Inep e no sistema E-MEC.



Entenda o Conceito Enade (CE)

É um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral (10 questões, sendo 8 objetivas e duas discursivas, comum para todas as áreas avaliadas) e na Conhecimento Específico (30 questões, sendo 27 objetivas e três discursivas). Em 2015; 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade obtiveram o conceito 1; 26,9%, o conceito 2; 42,7%, o conceito 3; 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5



Sobre o Itepa

O Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA) é uma resposta às quatro dioceses que formam o Interdiocesano Norte da CNBB – Sul III – Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim, Vacaria – as quais vinham sentindo a necessidade de fundar um centro de formação teológica-pastoral que respondesse aos desafios da realidade e das práticas pastorais da região.



Este sonho, com o apoio dos bispos, padres, agentes de pastoral e alunos da Pontifícia Universidade Católica/RS – Seminário Maior de Viamão – e Universidade de Passo Fundo, tornou-se concreto em 1982. Tal data marcou, então, o início de uma caminhada de novos desafios, de busca de meios para responder concretamente às necessidades pastorais dos cristãos da região. Assim, uma das propostas fundamentais que marcou a origem do Instituto e que ainda hoje está viva é ser um centro de pesquisa e reflexão teológica-pastoral capaz de preparar sacerdotes, leigos e religiosos(as) para a realidade das quatro dioceses.



A opção pedagógica para o exercício desta proposta foi o Método participativo, sendo este fundamentado nos ensinamentos da Sagrada Escritura. Em 1984, em Marcelino Ramos, no 2º encontro de Formadores e Professores, reafirmou-se a metodologia participativa, pois permite o exercício da democracia, da fraternidade e da formação global da personalidade. Outros encontros foram realizados e é interessante salientar o de Erechim, em 1998, onde foi retomado e aprofundado o processo participativo no contexto pluralista que estamos inseridos. Nos últimos dois anos continuamos a reflexão nas reuniões colegiadas, com a presença do Frei Luiz Carlos Susim (1999) e do Pe. Érico Hames (2000). As reuniões dos professores priorizam e enfrentam as questões fundamentais da formação, do ensino e do fazer teológico.



Com a criação do Itepa, iniciou-se um processo de descentralização dos estudos teológicos, até então feitos na PUC. Isto possibilitou que outros Interdiocesanos do RS, aos poucos, iniciassem também um processo de formação teológica ligada à própria realidade. Assim, surgiram: o Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), de Santo Ângelo (1982); a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre (1986); o Instituto de Teologia Paulo VI (ITP), de Pelotas (1988); as Faculdades Palotinas (FAPAS), de Santa Maria (2001); o Curso de Teologia da Universidade Lasalle (UNILASALLE), de Canoas (2001).



Em sua criação, atuaram diretamente as quatro Dioceses do Interdiocesano Norte: Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Vacaria. O Itepa nasceu como Instituto de Teologia e Pastoral para estas quatro Dioceses. Por sua vez, sempre esteve aberto às Congregações Religiosas masculinas e femininas e aos leigos/as. A partir de 1996, a Diocese Chapecó, do Estado de Santa Catarina, passou a integrar o Itepa. Juridicamente, o Itepa se manteve ligado à Diocese de Passo Fundo. Em 2004, intensificaram-se as discussões para se criar uma entidade jurídica própria. Em 10 de Dezembro do mesmo ano o Itepa ganhou personalidade Jurídica própria.



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.