Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Mar - Itepa Faculdades inicia 2014 avaliando, planejando e promovendo aula inaugural
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Itepa Faculdades inicia 2014 avaliando, planejando e promovendo aula inaugural

Neste terça-feira a instituição realizou reuniões dos conselhos fiscal e de administração, além de assembleia ordinária, celebração de abertura e aula inaugural.



O início de ano é sempre movimentado nos ambientes acadêmicos: é tempo de avaliar e planejar. Neste sentido, esta terça-feira (11) foi de intenso trabalho na Itepa Faculdades. A instituição, que comemorou em 2013, 30 anos de fundação, realizou na ocasião as reuniões do conselho fiscal e do conselho de administração, a assembleia geral ordinária, a celebração de abertura do ano letivo e a aula inaugural.



Os primeiros momentos, destinados para a organização interna da instituição, contemplaram a apresentação e aprovação do balanço e relatório geral de 2013, além do orçamento e planejamento de 2014.



As reuniões e assembleia contaram com a participação da diretoria executiva, ecônomos arqui/diocesanos, contadores, Dom Girônimo Zanandréa, bispo emérito de Erexim e dos bispos que integram a direção geral da Itepa: Dom Antonio Carlos Altieri, Arcebispo de Passo Fundo; Dom Manoel João Francisco, Bispo de Chapecó; Dom José Gislon, Bispo de Erexim; Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen; e Dom Irineu Gassen, Bispo de Vacaria.



Marcando a abertura do ano letivo da Itepa Faculdades, os bispos celebraram com o corpo docente e alunos da instituição uma Missa. Na ocasião, Dom Irineu Gassen ressaltou de forma especial a importância da Itepa para a formação de tantos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, frisando a alegria de anunciar o Evangelho na vida diária. O bispo reafirmou as mensagens que as leituras querem deixar, o seguimento de Jesus de Nazaré que faz com que a Palavra que vem do alto desça ao chão e se torne carne e alimento na vida do povo. Fazendo referência à oração do Pai Nosso, realçou: “O perdão é o rosto que Deus deseja nos dar. Ele se faz perdão, mas deixa a cada um de nós a medida como será vivenciado este gesto”.



Aula Inaugural



A tradicional aula inaugural da Itepa Faculdades trabalhou este ano a temática da família, contando com painéis do juiz da vara de família de Passo Fundo, Luiz Cristiano Aires; Dr. Cezar Augusto Detoni, especialista em terapia familiar e do casal; e Pe. Valtuir Bolzan, coordenador de pastoral de Erexim e responsável pelo setor da família na Diocese.



Na oportunidade, o juiz Luiz Cristiano Aires analisou as famílias no contexto contemporâneo, destacando que “sob o ponto de vista do direito, é importante compreender que o conceito de família mudou com o passar dos tempos”. Segundo ele, desde a constituição de 1988 o direito brasileiro introduziu uma série de mudanças radicais sobre o significado do termo. “O direito das famílias hoje reconhece a pluralidade das entidades familiares como forma de revitalizar a ideia de família, não como uma forma de excluí-la”, explicou.



A família tem três funções: biológicas, psicológicas e sociais, apresentou Dr. Cezar Detoni, reforçando que todas estão intimamente relacionadas. “Não há substituto para a família nas questões psicosociais do cérebro. O alimento afetivo é tão indispensável para a sobrevivência do ser humano, quanto o são o oxigênio, a água e os nutrientes orgânicos”, complementou o painelista. “Só nos tornaremos humanos se aprendermos verdadeiramente a amar”, finalizou.



Concluindo as reflexões da noite, Pe. Valtuir Bolzan – coordenador de pastoral de Erexim e responsável pelo setor diocesano da família, debateu a temática família e espiritualidade. Na exposição, o sacerdote constatou que um casal não vive a mesma espiritualidade do religioso ou da religiosa. “Na espiritualidade conjugal o homem e a mulher decidem copiar os traços da Sagrada Família juntos”, relatou. “Só a paciência dá a dimensão do profundo sentido da esperança”, garantiu. “Cuidemos da nossa família, ela é santuário do amor e da fé”, complementou.




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.