Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
10.Set - Irmãs Ursulinas comemoram o Bicentenário de seu Fundador
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Irmãs Ursulinas comemoram o Bicentenário de seu Fundador

As Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada celebram neste ano o bicentenário de nascimento de seu fundador, o Beato Zefirino Agostini. Nascido no dia 24 de setembro de 1813 em Verona, na Itália, de família simples, mas muito cristã. Órfão de pai, vítima da peste trazida pela guerra, encontrou na mãe Ângela o farol seguro que o levou a Deus. Sentindo-se chamado ao sacerdócio, Padre Zefirino teve uma vida muito simples – vivida inteiramente na mesma paróquia – e ligada aos compromissos normais de sacerdote e pároco, no apostolado de seu tempo. Deparou-se com muitas situações de rápida mudança e sentiu profundamente a preocupação de formar os jovens e as famílias.



Na espiritualidade de Pe. Zefirino, destaca-se uma piedade para com Deus e o seu amor para a oração. Foi sacerdote e pároco afeiçoado e fiel aos seus deveres, amante de sua vocação. Suas características foram o zelo pela salvação das almas e o amor e dedicação à educação da juventude. Empenhou-se em animar todas as iniciativas apostólicas e juvenis e o bem espiritual dos fiéis. Esta caridade sacerdotal o levava também ao ministério da Palavra.  Amar, estudar, meditar a Sagrada Escritura, tornaram Pe. Zefirino um homem que soube deixar-se plasmar pela Palavra de Deus, a ponto de se tornar um Evangelho vivo. Repleto de Deus e de sua Palavra, anunciou-a com fervor e citou-a em seus escritos com grande intensidade, mostrando ser um verdadeiro gigante da Palavra.



Para comemorar o bicentenário, com a participação de suas filhas, as Irmãs Ursulinas e os Leigos da Família Ursulina, foi celebrada na Catedral Metropolitana de Passo Fundo, no último domingo, dia 08 de setembro, uma missa de agradecimento pela figura ainda tão atual de Pe. Zefirino.



Presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri, a celebração foi momento de relembrar a importância de Pe. Zeferino para a caminhada da congregação e celebrar junto com toda a comunidade as inúmeras graças já recebidas.





 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Colaboração: Irmã Salete Ines Rambo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.