28.Ago - Integração pela música é objetivo de recitais da Leão XIII

Aprender música faz parte das atividades das crianças e jovens atendidos pela Assistência Social Diocesana Leão XIII, através de oficinas promovidas nos diferentes núcleos da instituição, localizados em bairros periféricos da cidade. O primeiro recital de música aconteceu no Centro de Juventude Záchia que, segundo a coordenadora do núcleo, Kátia Gonçalves, teve como objetivo formar um público de ouvintes e, também, fazer com que os alunos se habituem com as apresentações musicais. “A ideia é unir o bom desenvolvimento das crianças à proposta de atividades transformadoras dos jovens. O envolvimento dos pais é importante nesse momento, pois só assim verão o que seus filhos estão construindo e aprendendo”, avaliou.

Conforme explica a gestora de Programas e Serviços da Leão XIII, Julmara de Castilhos, a atividade faz parte do Programa de Fortalecimento de Vínculos, realizado pela instituição em turno inverso à escola. “Através deste programa, onde promovemos cidadania e socialização, também trabalhamos com arte e cultura, que, além de contribuir no desenvolvimento de talentos, trazem disciplina para as crianças. Além disso, a música oferece inclusão, promove o protagonismo e faz com que as crianças e adolescentes sintam-se fazendo parte de sua comunidade e no todo”, afirmou.

Segundo o coordenador das oficinas de música da Leão XIII, Ghadyego Carraro, a ideia dos recitais, surgiu após perceber que as crianças tinham receio em realizar apresentações. Para mudar essa realidade, foi proposto aos professores, Fabrisson da Rosa e Raniel Leria, a ideia da realização dos ciclos de recitais. “O objetivo é interagir mais com a comunidade e pais, bem como com o próprio núcleo, onde os alunos das oficinas de música possam apresentar um pouco do que estão fazendo e descobrindo nas oficinas musicais, compartilhando essa experiência com todos. Isso também contribui, cada vez mais, para que se sintam à vontade ao se expressarem musicalmente, além de aprenderem um pouco mais sobre as obras que interpretam, identificando compositores, estilos, entre outros, além de mostrarmos a comunidade o trabalho da instituição neste contexto”, disse Ghadyego.

Ainda conforme o professor, as crianças têm recebido o projeto bem e com entusiasmo. “No Centro de Juventude do bairro Záchia foi muito bacana, uma verdadeira festa e integração pela música. Pudemos ouvir alguns pais falarem sobre a alegria de terem seus filhos estudando música e também de vê-los se apresentando. Além disso, é um importante trabalho da instituição proporcionar essas atividades em sua comunidade”, comentou.

Um calendário de recitais já foi planejado, com início no mês de setembro. “Esperamos, cada vez mais, contagiar a todos e formarmos também mais expectadores ativos de música”, ressaltou o coordenador. Todas os recitais terão início às 14h30. As apresentações serão assistidas por alunos de outros núcleos da Leão XIII para que, desta forma, as crianças conheçam a realidade vivida nos diferentes bairros da cidade. Estão sendo agendados para o decorrer deste ano, oficinas musicais nos núcleos com convidados que possuem um trabalho significativo na área social, além de uma visita ao curso de música da Universidade de Passo Fundo.

Veja as datas das próximas apresentações:

- Recital Victor Issler - dia 21 de setembro

- Recital São Luis - dia 24 de setembro