Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
16.Mai - II Seminário Arquidiocesano fortalece Pastoral da Saúde em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Encontro debateu em diversos aspectos a necessidade de cuidar da vida para um Bem Viver



Na intenção de fortalecer ainda mais a Pastoral da Saúde e refletir a realidade de Passo Fundo nesta área, a Arquidiocese e a Itepa Faculdades promoveram neste sábado, 16, o II Seminário Arquidiocesano.



O momento contou com cerca de 100 participantes e teve como objetivo conhecer, analisar e refletir os problemas atuais da saúde e os serviços da Pastoral da Saúde. Para facilitar o aprofundamento dos temas propostos, o seminário contemplou dois painéis: Cuidar da vida: desafios atuais e Espiritualidade e saúde. Nestes momentos, diversos assessores contribuíram com a reflexão.



Os desafios atuais no cuidado com a vida





Após a exposição do Programa de Saúde Pública da Prefeitura de Passo Fundo, pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o primeiro painel chamou atenção para o contexto vivido pelo município nessa área, especialmente em relação aos idosos, crianças e adolescentes.



Mara Dill, da coordenadoria da área de vigilância em saúde de Passo Fundo, apresentou a realidade da saúde em Passo Fundo e ressaltou a mudança de conceitos que ocorreu nos últimos anos. “Até há um bom tempo, a saúde foi entendida como o estado de ausência de doenças.  Esta definição foi substituída por outra, que agora engloba o bem estar físico e mental”, explicou.



O professor da Universidade de Passo Fundo, Luiz Betinelli, falou sobre a nova fase experienciada pelos idosos, salientando as dificuldades nesta etapa e os desafios da saúde. “Quando um cara fica velho, é para o resto da vida”, brincou. Segundo ele, 69% das pessoas idosas apresentam ao menos uma doença e muitas são consequências de estilos de vida e hábitos pouco saudáveis, como tabagismo, consumo exagerado de álcool, dieta inadequada, inatividade física e outros.



A contaminação pelo vírus da Aids é outra realidade assustadora na área da saúde. O assunto foi trabalhado pelo Frei Luiz Carlos Lunardi, assessor nacional da Pastoral da Aids, que apontou que, por dia, 8 mil pessoas são infectadas e 5 mil morrem em virtude do vírus. O religioso destacou os sintomas da doença, as formas de transmissão e reforçou a necessidade de vencer uma série de preconceitos.



Espiritualidade e Saúde



Durante a tarde, o seminário proporcionou a reflexão na relação entre espiritualidade e saúde. O momento contou com a contribuição do Dr. Julio Cesar Stobbe e da irmã Daiane Trentin, enfermeira e mestranda em saúde na UFSC. A palestrante relatou a realidade da violência contra a infância e juventude, além de abusos e agressões contra as mulheres. Citando Bertolt Brecht, poeta alemão, rogou: Nós vos pedimos com insistência, não digam nunca: isso é natural! Diante dos acontecimentos de cada dia



numa época em que reina a confusão, em que corre o sangue, em que o arbítrio tem força de lei, em que a humanidade se desumaniza, não digam nunca: isso é natural!



O estudo seguiu com a participação de Vanderleia Pulga, que explanou sobre a saúde e a espiritualidade da mulher e do padre Ivanir Rampon, que trabalhou o cuidado com a vida a partir da espiritualidade.



Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no facebook.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.