Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
27.Set - Guaporé recebe curso de formação para Padres Scalabrinianos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Guaporé recebe curso de formação para Padres Scalabrinianos

O Recanto São Carlos, em Guaporé, recebeu, de 12 a 24 de setembro, o Curso de Formação Permanente para os Missionários Scalabrinianos da Região Sul-americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Ao todo, 35 missionários carlistas  que atuam no Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai, estiveram envolvidos na iniciativa. O curso, que foi encerrado com Retiro Espiritual, orientado pelo Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM) contou com a presença do pároco de Guaporé, padre Pedro Nierotka, e, também, do padre Eliseu Canalli, vigário da paróquia.



Com o tema “Identidade e Renovação na Vida Religiosa Scalabriniana”, o curso é uma proposta de formação, aperfeiçoamento e atualização para os padres Scalabrinianos. Coordenado pelo Conselheiro responsável da Vida Religiosa, padre Evandro Cavalli, entre os temas abordados, por especialistas diversos, estiveram a análise de conjuntura social e eclesial; relações humanas e vida religiosa; desafios da migração atual; diálogo inter-religioso e estudo dos documentos internos da Congregação.



Ministrado também em outras regiões do mundo, o Curso de Formação Permanente é decorrente do Projeto da Congregação. Neste ano, na Região Sul-americana, que compreende os países do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru, a formação foi proporcionada em outras duas datas, além desta: no mês de fevereiro em Buenos Aires, Argentina; no mês de julho em São Paulo, oportunidade em que o padre Pedro Nierotka também esteve presente.



Para o padre Alexandre Biolchi, Vigário Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, as dioceses, instituições, empresas e as mais diversas organizações oferecem a seus membros e/ou colaboradores oportunidades de preparo, instrução e desenvolvimento. Assim não é diferente com a Congregação dos Missionários Scalabrinianos. Para ele, todo ensino acrescenta algum tipo de valor ou conhecimento. “Cada um de nós transmite o que carrega dentro de si. Os cursos, retiros, estudos que nós realizamos ajudam, em primeiro lugar, no cultivo e enriquecimento cultural e espiritual em nível pessoal. Mas também qualifica cada um dos participantes para melhor realizar a missão evangelizadora a qual foi chamado, de modo particular e especial junto aos migrantes que são os destinatários do nosso carisma”, concluiu.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Carla Bagnara



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.