20.Mai - Grupo de mulheres segue missão de preservar o meio ambiente

A partir do compromisso do Encontro Arquidiocesano de Mulheres de 2011, em Carazinho, que debateu a temática meio ambiente e mulheres, um grupo da equipe paroquial da Cáritas da São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, faz com que se concretize uma ação prática de preservação da natureza, através do cultivo de árvores e do cuidado com o meio ambiente.

O espaço escolhido foi um campo comunitário no bairro Edmundo Trein, que já recebeu em torno de 200 mudas de diversas espécies. Entre elas estão araçás, ipês, guabijus, sete capotes, abacateiros, ameixeiras, cerejeiras, goiabeiras e pitangueiras. Segundo as organizadoras da iniciativa, o objetivo principal é o cultivo de árvores nativas. Juvita Faccin, coordenadora da equipe paroquial da Cáritas no local, afirma que “a criança de hoje não conhece a fruta nativa e a própria fruta faz bem para muita coisa”.

Juvita e Angela exibem com orgulho uma das primeiras mudas plantadas no local.

Buscando integrar crianças e adolescentes, a ação conta com o apoio dos catequizandos da comunidade, que somam cerca de 60 participantes. Para tal, cada criança adotou uma árvore, assumindo a responsabilidade de zelar e auxiliar no seu crescimento. Ângela Badalotti, coordenadora da catequese, realça que “a catequese não é só para aprender a rezar, é também para saber respeitar a natureza e as pessoas”.

Um dos principais desafios enfrentados no desenvolvimento da iniciativa é a morte natural ou destruição das plantas. Apesar disso, o grupo persiste porque acredita que a iniciativa é capaz de transformar e melhorar a comunidade. “Eu imagino ver no verão aquele matinho bem fechado e fresquinho, com as frutas em toda época, já que aqui tem diversas espécies”, confessa Juvita.

A Cáritas Arquidiocesana acredita na preservação ambiental e ressalta a sua importância nos trabalhos e nas ações desenvolvidas. Tanto no acompanhamento às associações e cooperativa de reciclagem, na produção agroecológica, bem como em atividades de conscientização, ou no incentivo para reutilização de materiais na confecção do artesanato, a entidade reafirma o desejo do cuidado com a vida e com o meio ambiente.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo