Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
27.Mai - Fundo de Solidariedade da Arquidiocese aprova três projetos comunitários
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Fundo de Solidariedade da Arquidiocese aprova três projetos comunitários

O Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo, em reunião na manhã da última sexta-feira, 23 de maio, aprovou mais três projetos solidários, beneficiando a comunidade de cinco bairros de Passo Fundo, além de um grupo de São Domingos do Sul.



O FDS, formado para apoiar iniciativas comunitárias transformadoras nos 47 municípios que abrange, chega em 2014 com 176 projetos aprovados. Atualmente, o fundo é voltado para iniciativas nas áreas de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social.



Um dos três projetos apoiados pelo conselho desta vez, “Videoteca São José Operário”, é desenvolvido no Bairro Vera Cruz, em Passo Fundo. A iniciativa propõe disponibilizar livros e DVD’s para a comunidade local, facilitando o acesso à cultura e a informação e realizando exibições para pequenos grupos nas vilas e bairros da região.



Já o segundo projeto apoiado nesta reunião olha atentamente para o público de idosos e deficientes de São Domingo do Sul, Rio Grande do Sul. A iniciativa, denominada “Arte Sem Idade”, quer proporcionar uma melhor qualidade para a população local, através da aprendizagem e partilha de habilidades artísticas, como coral, dança, culinária, teatro, orações, ditados populares e resgate da cultura.



O coordenador de pastoral da arquidiocese e membro do conselho do Fundo de Solidariedade, Pe. Renato Biasi, explica que os projetos se destacam especialmente pela preocupação com a realidade. “Podemos perceber dois pontos de essencial importância destas ações: primeiro que elas fazem com que as pessoas se organizem em grupo, e, em segundo lugar, o interesse de cada um em fazer o bem para os outros”.



Por fim, o terceiro projeto apoiado nesta reunião do conselho beneficia quatro grupos acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana: Unidas Venceremos, Amigos em Ação, Divino Sorriso e Horto Medicinal. Entre o objetivo do projeto está o fortalecimento dos grupos na produção e qualificação de artesanatos, melhorando a qualidade de vida. Além disso, a iniciativa busca também cuidar e manter o cultivo das ervas medicinais, proporcionando diversificação e contínua produção de remédios fitoterápicos.



Nesta reunião, o fundo definiu também a data do repasse do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que este ano beneficia o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência. Estes quatro projetos são apenas uma parte do total apoiado pelo FDS anualmente, que normalmente chega à média de 12 projetos ao ano.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.