Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
28.Abr - Fundo de Solidariedade celebra 15 anos na Arquidiocese de Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A força que vem da partilha se torna prática no Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo. O Fundo é fruto da doação de pequenos, que acreditam na mudança e no combate às injustiças sociais. Criado em 2000, este ano o FDS celebra 15 anos de promoção da solidariedade e da cidadania, através do apoio a sinais concretos de transformação social.



Uma celebração na manhã desta terça-feira, 28, marcou a comemoração. Com a participação de beneficiados, integrantes do Conselho Gestor e o arcebispo emérito, dom Pedro Ercílio Simon, cerca de 50 pessoas se reuniram na Cáritas Arquidiocesana.



O Fundo de Solidariedade é formado por 50% dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, nas 53 paróquias da Arquidiocese. Atualmente o FDS apoia iniciativas nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.



O caminho percorrido nestes 15 anos foi narrado por quem faz parte dessa história. Fábio Flores, da Associação Passofundense de Cegos (APACE), recebeu o primeiro projeto do FDS, em 2000. “A máquina de escrever em braile transformou a nossa realidade, dando mais autonomia e liberdade às pessoas com deficiência visual”, afirmou. Dom Pedro Ercílio Simon, criador do FDS, explica que a iniciativa nasceu a partir do apelo da Igreja de uma caridade organizada. “O Fundo é uma das expressões mais significativas em termos de solidariedade na arquidiocese”, ressaltou.



Segundo Luiz Costella, integrante do Conselho do Fundo de Solidariedade desde o início, a iniciativa proporciona inúmeros resultados em diversos aspectos. Para ele, agora as pessoas e comunidades estão mais solidárias, os grupos possuem mais alternativas de geração de renda e a Igreja se preocupa na prática com os problemas sociais.



A programação contou também com uma celebração de ação de graças, apresentações artísticas do projeto TransformAção em Arte  e um coquetel exclusivo com produtos provenientes de grupos beneficiados pelo Fundo.



Em 2015 o FDS chegou a marca de 188 projetos apoiados, beneficiando milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.