04.Set - Fundo de Solidariedade beneficia cooperativa de habitação no Leonardo Ilha
Fundo de Solidariedade beneficia cooperativa de habitação no Leonardo  Ilha

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo, que já aprovou nove iniciativas em 2013, realizou a entrega de recursos que beneficiam o projeto “Apoio ao movimento de ocupação Bairro Leonardo Ilha”, favorecendo em torno de 500 pessoas – mais de 190 famílias – moradoras da ocupação no Bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo.

No local, as famílias se encontram em visíveis situações de fragilidade, como na falta de alimentos, água potável, energia elétrica, roupas e demais necessidades. Como o grupo já conquistou um espaço para a construção definitiva de suas moradias, o apoio do FDS quer, de forma especial, propiciar a emancipação do movimento, já que os integrantes encontram uma série de dificuldades até mesmo para participarem de capacitações, especialmente em virtude do preço do transporte.

Kátia Pereira Soares, assistente social do movimento, explica: “os recursos vêm especialmente para apoiar na mobilidade, pois temos muita dificuldade em transportar os moradores. Fazemos atividades e precisamos contratar ônibus e ônibus tem que pagar. Pedir dinheiro para o morador acaba gerando uma série de atritos, porque cinco reais para muitas pessoas não é nada, mas para os moradores da ocupação, esse dinheiro significa muito”.

Outro objetivo da ajuda do fundo ao grupo é fomentar a participação do grupo em uma cooperativa de habitação, uma vez que o movimento se fortalece através da organização, mobilização e definição de objetivos e sonhos. A cooperativa coloca o ser humano acima do lucro e valoriza as formas coletivas de organização do trabalho, produção e consumo, por isso é vista como alternativa para a tão sonhada conquista da moradia.

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo, que tem como um de seus principais critérios a aprovação apenas de projetos comunitários – que incluam três ou mais famílias - beneficia em torno de 12 projetos por ano. Desde o início do FDS, em 2000, já apoiou 170 iniciativas, nas áreas de educação e formação para a solidariedade, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Fundação Beneficente Lucas Araújo