31.Out - Fundação Dom Bosco pelo Mundo promove Corrida dos Santos 2013
Fundação Dom Bosco pelo Mundo promove Corrida dos Santos 2013

Nesta sexta-Feira, 1° de novembro, partirá da Praça de São Pedro, em Roma, a 6ª edição da Corrida dos Santos. A manifestação de pedestrianismo, nascida para celebrar os valores do esporte e a recorrência de ‘Todos Os Santos’, é promovida pela Fundação ‘Dom Bosco no Mundo’ e se associa todos os anos a uma específica iniciativa humanitária: neste ano visará um projeto de prevenção sanitária nas Ilhas Salomão. Seu título é: “Um auxílio aos confins do mundo”.

A manifestação da Corrida dos Santos já se configura como uma tradição de sucesso para o esporte e a solidariedade. Através dos anos o número dos inscritos se foi mais e mais aumentando, até alcançar os 5000 participantes em 2012 – nas duas categorias de profissionais e amadores. A corrida obteve também várias distinções institucionais, como a Medalha do Presidente da República, concedida pelo sexto ano consecutivo, e o patrocínio de ‘Roma Capital’ e da ‘Fundação Cariplo’, além da colaboração de ‘Mediafriends’.

Este ano a corrida apoiará um Projeto de tutela à saúde, no vastíssimo arquipélago das Ilhas Salomão (no Pacífico, pelas bandas do nordeste da Austrália). Há ali apenas dois hospitais: o Nacional e o “Hospital Bom Samaritano”, alevantado por Dom Luciano Capelli SDB, com o auxílio da Ong ‘Amigos Missão Ilhas Salomão’ (AMIS). Ambos estão situados na ilha principal, Guadalcanal.

O objetivo do projeto é criar um novo hospital e prover à formação do pessoal sanitário local, a fim de contrastar doenças como HIV, malária, tuberculose... Sobretudo a Bakwa, grave micose cutânea, difundida pelas ilhas mais distantes do arquipélago – as ‘Shortlands’.

Fonte: Agência Info Salesiana

www.infoans.org