Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
01.Fev - Frei Gabriel Cavalli é ordenado por dom Rodolfo Weber em Rondinha
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O religioso, ordenado no último sábado, é o 26º sacerdote natural da cidade



Com o lema “Reconheceram-no ao partir o pão”, o frei Gabriel Francisco Cavalli, da Província Sagrado Coração de Jesus dos Frades Menores Capuchinhos, foi ordenado no sábado, dia 30 de janeiro, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rondinha.



A celebração foi presidida por dom Rodolfo Weber, novo arcebispo de Passo Fundo e contou com a presença de frei Cleonir Paulo Dalbosco, Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul e diversos religiosos e religiosas. Além de familiares e amigos do novo sacerdote, também participaram caravanas das cidades de Canoas, Garibaldi e Soledade e a comunidade rondinhense.



Durante a ordenação, muitos momentos emocionaram os presentes, como a Ladainha dos Santos, a Unção das Mãos e as homenagens ao novo sacerdote. A Primeira Missa de frei Gabriel foi celebrada no domingo, dia 31 de janeiro, no mesmo local. Após a ordenação presbiteral, o novo sacerdote irá trabalhar como vigário na paróquia Nossa Senhora da Soledade, no município de Soledade.



Histórico



Frei Gabriel Cavalli nasceu em Rondinha, no dia 26 de maio de 1985, sendo o quinto de seis filhos de Jeronimo Cavalli e Lourdes Maria Cavalli. Ingressou em 2003 na Iniciação em Ipê; em 2005 fez o postulado em Caxias do Sul, exercendo atividades na Associação Centro de Promoção do Menor (ACPMen) quando ingressou no noviciado; em 2006 professou os primeiros votos e no ano seguinte foi residir na fraternidade São José, em Pelotas, onde realizou os estudos de bacharel e licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).



Em 2010, residiu na Fraternidade Nossa Senhora da Conceição em Bagé, onde realizou um estágio Fraterno-Pastoral, atuando pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e no Instituto de Crianças e Adolescentes São Francisco de Assis (INCASFRA). De 2011 a 2013, residiu na Fraternidade Santo Operário em Canoas e atuou nas pastorais da Paróquia São Pio X. No período de 2011 a 2014 realizou os estudos de bacharel em Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF). Em 2013, professou solenemente os votos perpétuos na Paróquia Santo Antônio de Vila Flores e, em 2014, passou a residir no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre, desempenhando funções na Casa de Eventos dos Capuchinhos. Em 2015, mudou-se para a Fraternidade São Francisco de Assis de Garibaldi, desempenhando a função de auxiliar de Pastoral na Paróquia São Pedro e em 31 de julho do mesmo ano foi ordenado diácono pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni.



Lema e vocação:



Segundo o novo presbítero, o lema escolhido: Reconheceram-no ao partir o pão (Lc 24,35), foi retirado do Evangelho de Lucas onde ele descreve a passagem dos discípulos de Emaús, onde os discípulos vão reconhecer o Cristo Ressuscitado ao partir o pão. Segundo ele, este evangelho é muito rico, pois os discípulos caminhavam com Cristo, mas não o reconhecem, mas os discípulos pedem: Fica conosco, Senhor, e quando reconhecem o Cristo clamam: ardia o nosso coração enquanto ele nos falava. O centro do evangelho é a fração do pão, a eucaristia que nos faz reconhecer o Cristo Ressuscitado.



“Este lema é especial para mim, pois assim como os discípulos de Emaús, também me coloquei a caminhar com o Cristo. Quando escuto a sua palavra também arde meu coração e posso reconhecer as palavras do Cristo Ressuscitado. O Cristo eucarístico é o centro da Igreja, ele é o nosso alimento, perante a eucarística possamos clamar Fica conosco, Senhor”, destaca o jovem.



Frei Grabriel Francisco conclui: “O ministério ordenado presbiteral é para mim esse caminhar, é colocar-se a caminho com Jesus Cristo. A partir da ordenação poderei exercer o ministério presbiteral com todo ardor no coração. A escolha desta vocação vem do processo de discipulado de Emaús, percorrer o caminho, reconhecer o Cristo, arder o coração e aclamar: fica comigo, Senhor”.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fernando Luiz Concatto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.