13.Set - Fé e oração na Romaria em honra à Nossa Senhora da Salete
Fé e oração na Romaria em honra à Nossa Senhora da Salete

Refletindo o tema “Nas lágrimas de Maria a Misericórdia do Pai”, a comunidade de Nossa Senhora da Salete, da Linha Estancado Baixo Sarandi, peregrinou, no primeiro domingo de setembro, na 39ª Romaria em honra à santa. Conduzida pelas Irmãs Carmem e Zenaide, a procissão de dois quilômetros aconteceu em meio a chuva e reuniu centenas de fiéis. O momento contou, ainda, com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Miguel Longhi e realizada com o apoio do Cursilho e do coral da paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fé, esperança e oração descrevem a procissão que reuniu peregrinos para pedir bênçãos e, também, para agradecer o que já foi conquistado. Durante a celebração, o testemunho da Irmã Zenaide, a respeito da experiência de fé de Amarildo e Sonia Tonin, motivou a comunidade a acreditar, ainda mais, na santa. “Sabendo do problema de saúde de Amarildo, que tinha um tumor no intestino, eu pedi muito, durante a 38ª Romaria, em 2015, para que a vontade de Deus fosse de olhar para o Amarildo, que tanto fez bem à Igreja”, contou a irmã que acrescentou: “Quando o padre Miguel ergueu a hóstia transformada em Corpo  de Cristo, me apareceu o Tonin curado. Na semana seguinte, durante um jantar realizado pelo Cursilho, ele não se sentia bem.  Ainda assim, ele seguiu trabalhando”, complementou.

A história de Tonin, relatada pela Irmã, se baseia na fé em Nossa Senhora. “Mais tarde, em outubro do ano passado, durante um encontro do Cursilho, pedi a ele como estava. ‘Estou bem, acredite’, ele respondeu. Eu respondi a ele: ‘Nossa Senhora te curou, você não tem mais nada’. Ele apenas me olhou e foi fazer os seus exames de rotina”, continua ela. Os exames apontaram que, de fato, Amarildo Tonin não estava mais doente. “No exame aparecia somente a cicatriz tamanho de uma moeda de cinquenta centavos”, complementou. “Acredite você, também, pois a fé move montanhas”, finalizou a Irmã.

O encontro ainda contou com a realização de um almoço e festejos durante a parte da tarde. A 40ª Romaria já está marcada para 2017.

Colaboração: Fernando Luiz Concatto | PASCOM de Sarandi

Fotos: Luiz Fernando Giovanini