Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
17.Set - Fazenda da Esperança aposta na espiritualidade, trabalho e convivência
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que trabalha na recuperação de dependentes químicos. A unidade de Passo Fundo acolhe somente mulheres e a de Casca somente homens. Ao todo são 103 unidades no mundo, em 15 países. Na Fazenda da Esperança feminina, o trabalho perdura por 11 anos e mais de 300 mulheres já passaram pela comunidade. Muitas delas recuperaram sua dignidade e hoje estão com suas famílias, inclusive no mercado de trabalho.



De acordo com Maria Kondo, coordenadora da Fazenda, no tratamento não são utilizados remédios para desintoxicação, e sim o tripé, espiritualidade, trabalho e convivência. Na espiritualidade, as internas procuram viver a cada dia um versículo do Evangelho. Reza-se todos os dias o terço e nos sábados há adoração ao Santíssimo Sacramento. As celebrações acontecem nas terças e sextas-feiras às 18h30min e são abertas à comunidade. A instituição preocupa-se também com a formação religiosa, por isso uma catequista prepara as mulheres para primeira Eucaristia e Crisma.



No trabalho, as recuperandas praticam o artesanato, na confecção de terços, bordados, tricô, crochê e outros. A padaria é o auto-sustento da comunidade, através da produção e comercialização de biscoitos, pães, salgados e bolos. A terapia ocupacional abrange ainda os afazeres domésticos, o cuidado com os animais, horta e jardinagem.



O terceiro aspecto do tripé do tratamento é a convivência. São praticados esportes, jogos, gincanas e outras modalidades de interação. Para proporcionar um ambiente aconchegante para as internas e voluntárias, neste ano, a estrutura física passou por um período de reformas.





A Fazenda faz questão de trabalhar não somente na recuperação dos dependentes químicos, mas também na prevenção. Para isso, leva o seu testemunho às escolas, igrejas, grupos e etc, além de manter suas portas sempre abertas a todos que quiserem visitar. No dia 13 de setembro, 20 alunos do Colégio Conceição Marista visitaram a Fazenda. Foram momentos de muita alegria, testemunho, unidade e partilha, quando entregaram um enxoval de bebê a uma das internas.



A direção e as mulheres acolhidas agradecem à comunidade e principalmente à Igreja pelo apoio recebido, ressalta a coordenadora da Fazenda da Esperança.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Maria Kondo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.