Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
17.Jan - Falta pouco para a 38ª Romaria da Terra e o 10º Acampamento da Juventude
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Amigos(as) de fé, neste ano de 2015 a Arquidiocese de Passo Fundo foi escolhida para acolher a 38ª Romaria da Terra que acontecerá em David Canabarro, no dia 17 de fevereiro, revelando a bonita experiência do povo de fé que caminha de esperança em esperança buscando rezar a importância da terra como bênção de Deus, espaço de trabalho e garantia de dignidade à Família. O povo de Deus no Antigo Testamento caminhava em busca da Terra Prometida. Hoje, o povo de Deus ainda busca um espaço para trabalhar e cultivar os valores cristãos considerando a terra como um lugar sagrado de onde brota a vida. Por isso a Romaria da Terra tem a marca da consciência de uma fé madura e engajada no compromisso de transformação da sociedade. Ela acontece onde o povo simples e humilde está fragilizado e quer animá-lo refletindo a relação do Evangelho com a vida. Rezamos em sintonia.



A Romaria da Terra motiva a reflexão sobre a sucessão rural familiar, políticas públicas e a sustentabilidade social. O que sabemos sobre isso? Que importância e significado a romaria traz para nós? A romaria quer valorizar uma produção sustentável que gere vida onde a família, em especial, pequenos produtores, garantam a diversidade de produtos alimentícios de forma saudável, com base na agroecologia e que possam oferecer à população urbana uma alimentação de melhor qualidade. Gera-se, assim, uma rede de sustentabilidade social e qualidade de vida em todas as dimensões, favorecendo a geração de renda, arrecadação de impostos justos, educação, fortalecimento do núcleo familiar e seus valores, etc.



Herdamos a cultura, a fé, a luta e a terra como um “tesouro em vaso de barro”. Por isso assumimos a importante missão de cuidar da terra, como a família cuida dos filhos. Do ventre da terra brota a água, o alimento e tudo o que necessitamos para ter uma vida de qualidade. Somos provenientes da terra. É bom lembrar que a palavra humano, vem de “húmus”, isto é, terra. A terra, portanto, é parte integrante de nosso ser (Gn 2,7). Não somos da terra apenas. Nós, antes, somos a terra.



Os pequenos agricultores, partícipes da agricultura familiar, do RS produzem quase a totalidade de alimentos consumidos em nossas mesas, ao passo que os grandes produtores plantam, em sua maioria, cultivares destinadas a indústria e a exportação. Por isso, é fundamental valorizar e fortalecer a produção sustentável e geradora de vida com qualidade.



Neste contexto é importante pensar e construir políticas públicas com o objetivo de preparar, especialmente, os jovens, valorizando a educação relacionada às atividades típicas da agricultura familiar e incentivar a produção de alimentos saudáveis através da agroecologia, de agroindústrias familiares, etc; bem como a possibilidade de proporcionar que os reflexos positivos da organização sustentável favoreçam a vida digna no meio urbano.



A Romaria da Terra, ainda, quer gerar um espaço de integração, celebração, estudo e cultura para a juventude. Por isso, nos dias 15 e 16 de fevereiro, acontecerá o 10º Acampamento da Juventude, visando realizar um processo de animação promovendo oficinas com atividades práticas, troca de experiências, cultivo da vida e fortalecimento da fé em Jesus Cristo. Reflete-se: como deve ser um acampamento de jovens cristãos comprometidos com a vida e a construção de uma sociedade justa e fraterna?



Ser protagonistas é nossa missão. Vamos juntos, construir a Romaria da Terra e o Acampamento da Juventude!



Pe. Leandro de Mello

Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude! 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.