31.Dez - Falecimento: Padre Francisco Cericato Netto
Falecimento: Padre Francisco Cericato Netto

Nasceu aos 11 dias do mês de Abril de 1945, em Ciríaco-RS. Filho mais velho, de oito irmãos, do casal Graciano Cericatto e Odila Dal Bosco Cericatto, sendo cinco homens e três mulheres. Ingressou na Escola Apostólica Sagrada Família, de Santo Angelo-RS, em fevereiro de 1958, junto com seu irmão Roque. É colega de Curso e Formação do Pe. Vergilio João Moro. Fez o noviciado em Palma Sola-SC, sua Profissão Religiosa, como MSF, foi em 11.02.1969, em David Canabarro-RS. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu em 13.12.1975, em Ciríaco-RS, tendo celebrado sua 1ª Missa no dia 14.12, festa de São João da Cruz, também na Paróquia Sta Terezinha de Ciríaco, onde com muita alegria desejava celebrar seus 40 anos de ministério no ultimo dia 13 de Dezembro, caso sua saúde o tivesse permitido.

Seu primeiro ano de ministério foi dedicado ao povo de Catuípe-RS (1976), como Vigário Paroquial. Já nos dois anos seguintes (1977-1978) atuou como Pároco no Passo das Pedras, em Porto Alegre-RS, e no período também foi ecônomo do Teologado. Em 1979 foi nomeado Mestre de Noviciado e Pároco em Caibi-SC, onde permaneceu durante dois anos. No início de 1981, assumiu a função de pároco, na nova missão da Província, em Rio Verde-GO, de onde passados seis anos, em 1987, seguiu para o Rio de Janeiro, quando no 1º semestre fez o CETESP, visando voltar ao trabalho na formação dos MSF. Concluído o curso aceitou continuar a missão em território além-fronteiras e foi designado para o Chile com a incumbência de ajudar na formação dos novos MSF. Já em Agosto de 1987 chegou ao Chile para assumir a Formação no Seminário Sagrada Família e o Centro de Orientação “Porta Aberta”. Em 1988 foi destinado a La Legua, onde assumiu a Formação dos Juniores da Província Chilena, o serviço paroquial e continuou com o Centro de Orientação. A partir de Abril 1992, nomeado pároco da Paróquia Nsa Sra del Monte Carmelo e seguiu acompanhando a formação dos Juniores. No dia 28 de Setembro de 1994 se integrou formalmente à Província Chilena. Já em Março de 2000 foi destinado à Paróquia Sagrada Família, em Providencia, assumindo como pároco; e em Maio de 2002 foi transferido à Paróquia Santa Isabel de Hungria onde permaneceu como pároco até 2008. Novamente em Março, de 2009, passou a residir em Coquimbo – Paróquia Sagrada Família, sendo pároco até final de 2012. E no ano de 2013, sua transferência se deu para Longavi, na VII região, sendo nomeado vigário paroquial da Paróquia San Lorenzo; ali permaneceu até o momento de seu regresso definitivo ao Brasil e à Província Brasil Meridional, em meados de Setembro deste ano (2015).

Durante sua permanência no Chile, além do grande trabalho realizado na Formação, especialmente no Acompanhamento dos Juniores, Pe. Francisco desenvolveu intensa atividade paroquial o que lhe fez merecedor do reconhecimento de seu jeito de ser, por sua entrega e dedicação.  Também cabe destacar que como membro da Província Chilena, desde 1996, Pe. Francisco passou a fazer parte da Coordenação Provincial sendo eleito várias vezes Conselheiro, inclusive no momento de seu retorno ao Brasil era membro do Governo Provincial na qualidade de 3º Conselheiro. Sua participação e envolvimento nestes serviços mostram o carinho, a admiração e o grande significado de sua presença no Chile.

Tendo regressado ao Brasil, dispôs-se imediatamente para o trabalho pastoral em alguma de nossas Paróquias. Assim foi designado a Pinhalzinho-SC, onde logo, com seu jeito simples e sereno de ser foi contagiando as pessoas e comunidades. Após quarenta dias de presença passou a sentir seguidos mal-estares e foi internado alguns dias no hospital local. Percebendo-se certa gravidade no contexto de sua saúde foi logo transladado a Passo Fundo onde, embora seu tratamento, o seu quadro foi se agravando rapidamente. A celebração de sua festa jubilar, 40 anos de presbitério, estava marcada para o dia 13.12.2015, em Ciríaco, mas devido sua fragilização não foi mais possível realiza-la. E, nos últimos dias, percebendo a fragilidade de sua situação, foi se preparando para sua entrega. Os Sacramentos foram-lhe ministrados na última segunda-feira, dia 28, e não faltaram pessoas entre familiares, confrades e amigos, ao redor de seu leito para lhe confortar até os últimos momentos, quando adormeceu no Senhor por volta das 20:40hs, deste dia 30 de Dezembro aos 70 anos de vida.

Seu corpo está sendo velado no Lar de Nazaré e, a partir das 07:00hs será transferido para a Paróquia Santa Teresinha, em Passo Fundo-RS, onde às 11:00hs acontecerá a Celebração de Exéquias e despedida. Logo após o féretro será transladado à Santo Angelo-RS onde se dará a cerimonia de sepultamento por volta das 16:00hs, desta quinta-feira, dia 31, no Cemitério da Escola Apostólica da Sagrada Família - Seminário.

Anjos do Senhor vinde em seu auxílio, Santos do Senhor acolhei-o em sua glória e conduzi-o à presença do Altíssimo. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e a luz perpetua o ilumine! Descanse em paz!

Jesus, Maria e José esclarecei-nos, socorrei-nos, salvai-nos. Amém!

Coordenação Provincial