21.Jul - Escola Vocacional Regional em Santa Maria

No Serviço de Animação Vocacional nós assumimos o desafio de motivar as pessoas a cuidarem bem da Vida. É uma graça especial esta oportunidade em busca de aperfeiçoamento pessoal e assim poder ajudar mais e melhor outras pessoas no cuidado com a vida e a vocação.

Para realizar essa formação sonhada é que existe a Escola Vocacional Regional, que tem como objetivo: Capacitar agentes para atuarem de forma mais qualificada no SAV/PV – também visa despertar novas lideranças, sensibilizar para a dimensão vocacional das pastorais, conhecer e aprofundar a mística do SAV/PV, além de proporcionar formação continuada para quem já atua diretamente e ou quer atuar na animação vocacional. São destinatários: ministros ordenados, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as) de institutos seculares, formandos(as) e leigos(as).

O 12º Curso da Escola Vocacional compreende três MÓDULOS: Julho de 2014; Fevereiro de 2015 e o 3º Módulo que está acontecendo de 20 a 24 de julho, aqui em Santa Maria, no Seminário São José.

A Escola é organizada e dinamizada pelo Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Regional Sul 3, com diferentes assessores. As temáticas desse 3º Módulo são: Dimensão Missionária e Animação Vocacional; Comunicação e Animação Vocacional; Equipes de Animação Vocacional; Catequese e Animação Vocacional; Pastoral Familiar e Animação Vocacional e ainda a apresentação dos trabalhos de conclusão da Escola, como momentos de partilhas e ação práticas na Animação Vocacional.

Este 3º Módulo é formado por 46 participantes, provenientes de diversas Dioceses do Regional Sul 3 e Santa Catarina,  Padres, Irmãs, Seminaristas e Leigos que na alegria de ser Igreja, nas diferentes vocações, partilham saberes e vivencias da missão.

Um dos participantes da Escola, Fernando Bolfe, estudante de Teologia, seminarista da Diocese de Cachoeira do Sul, falando sobre a Escola nos diz que: “Em nossa vida pastoral recheada de eventos, sejam celebrativos ou formativos, a Escola Vocacional, em seus três módulos, tornou-se não mais um encontro, mas sim uma significativa e única oportunidade de apreender, de partilhar, e, sobretudo viver, experienciar o chamado de Deus. Para mim foi e está sendo um verdadeiro retiro, que abarcou todas as dimensões: humano-afetiva, intelectual, espiritual, comunitária e pastoral. Como animador vocacional sinto-me agora muito mais entusiasmado, motivado, encorajado a continuar dando o meu sim diariamente, atuando na Diocese, na minha terra santa, cumprindo e sendo fiel a missão que Jesus Cristo me confiou: com Maria, Vocacionados para Servir”.

Fonte: Pe. Cristiano Quatrin