19.Ago - Equipe da Arquidiocese celebra Missa no acampamento Terra e Vida
Equipe da Arquidiocese celebra Missa no acampamento Terra e Vida

No dia 18 de agosto, uma equipe da Arquidiocese de Passo Fundo esteve no Acampamento Terra e Vida, para celebrar a Missa com as famílias acampadas. Este acampamento é formado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), localizado na saída para Ernestina. É um gesto simples, mas de solidariedade com as famílias que ali estão, lutando por reforma agrária, melhores cuidados com a mãe-terra e produção de alimentos saudáveis para a região de Passo Fundo.

As famílias acampadas são provenientes de diversas localidades da região e, por isso, o acampamento se torna espaço coletivo de vida, sonhos, lutas e esperanças. Torna-se uma comunidade, e entre os vários vínculos que unem as famílias está a fé. Ali estão diversas pessoas que já participavam de comunidades católicas ou mesmo atuavam em pastorais nas suas paróquias de origem.

Existe uma esperança muito grande no Deus da vida, no qual se deposita a confiança de um dia chegar ao objetivo de conseguir um pedacinho de terra para ter vida digna. São várias realidades e famílias com aspectos diversificados. A oração, mais especificamente a escuta da Palavra de Deus, auxilia no enfrentamento das tensões internas, pois o objetivo comum de justiça social precisa perpassar a todos os envolvidos na luta pela terra.

Nesse sentido, a iluminação bíblica da celebração foi a do Evangelho de Lucas, que narra a passagem do “pai misericordioso” (Lc 15,11-32). O filho mais novo, apesar do erro cometido é acolhido e tem a possibilidade da vida nova, pois se arrependeu e resolveu voltar. Além disso, o pai é fonte de amor e perdão. Da mesma forma, Deus demonstra e acolhe com carinho aqueles que lutam e enfrentam o pecado social da desigualdade. O ensino social da igreja é claro ao afirmar que a terra foi criada por Deus e que todos têm direito a ela. O Documento 101 da CNBB, “A Igreja e a questão agrária no início do século XXI”, reforça o compromisso de toda a Igreja na construção da justiça social.

Com muita simplicidade e alegria, os sonhos, as dificuldades, as alegrias, os desafios e os desejos de mudança foram depositados sobre o altar em forma de entrega generosa ao Senhor.

Fica sempre o desafio de marcar uma presença constante no acampamento, no sentido de realizar batizados e continuar as celebrações da Missa e da catequese para as crianças que iniciaram em suas comunidades de origem, entre outros aspectos. A Pastoral da Criança já vem realizando um processo de capacitação e atendimento às famílias. Esta presença quer ser um sinal de solidariedade, um compromisso de irmãos, tanto na vivência na fé, quanto na luta pelas boas iniciativas de partilha dos bens da criação.

Colaboração: Junior Centenaro e Pe. Renato Estevão Biasi