Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
19.Out - Encontro dos Organismos: um sinal de comunhão da Igreja gaúcha
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Encontro dos Organismos: um sinal de comunhão da Igreja gaúcha

Em espírito de comunhão eclesial aconteceu, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, pela segunda vez no ano, o Encontro dos Organismos do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Além de dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, estiveram reunidos os padres coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores das pastorais específicas e organismos da Igreja gaúcha.



Durante o encontro, foi tratado sobre a Campanha da Fraternidade 2017 que refletirá o tema dos biomas brasileiros. Na apresentação do consultor ambientalista, Beto Moesch, se constatou que os biomas gaúchos da Mata Atlântica e do Pampa estão ameaçados. “O diagnóstico perpassa pelo zoneamento Econômico Ecológico, estímulos para quem preserva ou produz de forma sustentável, bem como campanhas visando melhorar a nossa cultura e a nossa percepção sobre a importância dos biomas e do meio ambiente”, falou Moesch.



Ainda, o projeto Igreja Solidária, ligado a missão em Moçambique, também esteve presente na pauta ao lado da evangelização da juventude, do novo site do regional e, ainda, de questões referentes à Romaria da Terra, preparação para o Natal e as diversas pastorais com enfoque ao Jubileu da Misericórdia. Também, o padre João Marcos Cimadon, scalabriniano, responsável pela Pastoral do Migrante no RS e em SC e o diácono Ivo Guizzardi, que por mais de 40 anos foi o responsável pela Cáritas da Arquidiocese de Porto Alegre e que faleceram neste ano, foram lembrados durante o encontro. Para o secretário executivo, padre Cesar Leandro Padilha, as celebrações eucarísticas, a partilha da Palavra de Deus e a convivência foram momentos importantes de formação e partilha. “Mais que as temáticas, o importante são as partilhas das dioceses com seus desafios, projetos e realizações”, salientou Padilha.



Ainda, de acordo com o vice-presidente do Regional, dom José Gislon, o encontro reforçou os laços de comunhão da Igreja. “Revimos a caminhada e projetamos aquilo que é específico da vida eclesial. O que podemos melhorar diante dos desafios, nos alegrar com o espírito missionário e diálogo entre as realidades que compõem o regional. Revitalizamos nossas forças no anúncio do Reino sempre em comunhão com a CNBB Nacional e o papa Francisco”, concluiu o bispo.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.