Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
02.Set - Encontro com agentes da Cáritas debate Economia Popular Solidária
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Encontro com agentes da Cáritas debate Economia Popular Solidária

A Cáritas realizou na última terça-feira (26), o encontro de animadores e coordenadores. O momento ocorre mensalmente na sede da entidade em Passo Fundo, e reúne as lideranças que organizam os trabalhos nas Equipes Paroquiais e Arquidiocesana, para fortalecer o desenvolvimento das ações da entidade nas diversas comunidades onde atua.



O momento foi assessorado pelo membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana, Luiz Costella, e no decorrer do encontro, foi evidenciada a importância da Economia Solidária para o desenvolvimento dos grupos através de dinâmicas, partilha de experiências e vídeos motivacionais.



Segundo Franciel Bachi, participante e agente da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, a provocação de debater sobre a economia popular solidária foi muito interessante. Franciel também afirma que a mobilização desses empreendimentos apoiados pela Cáritas, fortalece o desenvolvimento local por meio de experiências, e os coordenadores são animadores dos grupos comunitários e das equipes, o que fortalece o trabalho na prática.



A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades do atual sistema e de construção de um modo de produzir, consumir e de se relacionar de forma que haja o respeito entre as pessoas, a comunidade, o meio ambiente.



Economia Popular solidária é relação de respeito, iniciativa a partir de cada um. Não é teoria nem forma jurídica.



O momento foi também motivação e preparação para a realização da “Mostra de ações sociais solidárias” que acontecerá junto à Romaria de Nossa Senhora Aparecida no mês de outubro.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.