12.Set - Em favor da vivência da misericórdia e da vocação vicentina
Em favor da vivência da misericórdia e da vocação vicentina

Buscando refletir o tema da “Misericórdia e Ser Vicentino”, a 24ª Jornada Estadual dos Vicentinos aconteceu no domingo, 4 de setembro, em Passo Fundo, e reuniu cerca de 400 pessoas para comemorar, também, os cem anos da presença vicentina na cidade. Ainda, na oportunidade, as crianças e adolescentes participaram da 2ª Jornadinha Estadual do Rio Grande do Sul. O evento, que movimentou os vicentinos durante todo o dia, aconteceu no Centro de eventos da Escola Menino Jesus e foi animado pela Banda Alma Vicentina.

O tema de reflexão, em sintonia com o Ano da Misericórdia, é essencial para o desenvolvimento e vivência dos princípios fundamentais da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Em momentos de palestra, meditação e explanação orientados pela Irmã Deonice Garcia, da Congregação das Irmãs Vicentinas,  e Deonir de Marco, vice-presidente do Conselho Metropolitano de Porto Alegre e Coordenador da Jornada, os vicentinos puderam recordar momentos essenciais dos cem anos e atuação, analisaram a experiência da misericórdia visível pelo testemunho concreto e, também, as perspectivas para avançar na vivência vicentina e a promoção da dignidade e integridade do homem em todas as suas dimensões. Ainda, outros aspectos estudados estão relacionados com a iniciativa de ir aos pobres, com o esforço pela renovação e, ainda, com a busca pela adaptação às condições de mudança de tempo.

Assim, os Conselhos Metropolitano de Porto Alegre e o Central de Passo Fundo, juntamente com os participantes do evento, destacaram os pontos principais que compõem a agenda de compromissos para atuar nas Conferências do Estado do Rio Grande do Sul e colocaram, por fim, a evangelização como o ideal da Igreja. O evento contou, ainda, com a presença do arcebispo dom Rodolfo Weber e compreendeu a celebração eucarística, presidida por dom Ercílio Simon, arcebispo emérito de Passo Fundo. Além dos momentos de reflexão, palestra e celebração, a Jornada ainda proporcionou a apresentação de novos vicentinos proclamados e, ainda, um painel de talentos que envolveu os participantes que vieram das cidades de Marau, Serafina Corrêa, Passo Fundo, Montauri, Arroio Teixeira, Colorado, Canoas, Frederico Westphalen, Porto Alegre, Sarandi, Rondinha, Carlos Gomes, Capão da Canoa, Esteio, Nonoai, Silveira Jardim, Barão do Cotegipe, Erechim e Bento Gonçalves.

A 25ª Jornada Estadual e a 3ª Jornadinha de Vicentinos estão marcadas para agosto do próximo ano, em Porto Alegre.

Colaboração: Fernando Luiz Concatto | PASCOM de Sarandi