Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
05.Ago - Em encontro com as famílias, seminaristas recebem admissão às Ordens e Ministérios
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Sete jovens do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, viveram no último domingo (02) mais um importante passo na caminhada de formação sacerdotal. Os seminaristas celebraram junto com seus familiares a Admissão às Ordens Sacras e Instituição dos Ministérios de Leitorato e Acolitato.



O dia de encontro começou com a acolhida aos familiares no início da manhã. Em seguida, todos celebraram juntos a Santa Missa presidida por dom Paulo de Conto, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo.



Durante a celebração, Elizeu Moreira e Moisés Geremia foram admitidos às Ordens Sacras, primeiro passo dos seminaristas da Teologia em preparação à ordenação e exercício do presbiterado.



Já os seminaristas Érico Martins, Wilton dos Santos e Saulo Tonini foram instituídos com o Ministério de Leitores. A partir de hoje eles tem a missão de anunciar e viver de forma mais afirmada, a Palavra de Deus, revelada nas sagradas escrituras. Exprimindo o sentimento diante do novo passo dado, o seminarista Érico Martins, afirmou: “Receber o Ministério de Leitor é uma graça de Deus em minha vida. A cada dia vou desenvolver o conhecimento e o suave e vivo amor pela Sagrada Escritura, de modo a tornar-me o discípulo mais perfeito do Senhor. Viver e testemunhar a Palavra de Deus é uma grande missão.” E complementou: “Rezem por mim, que estou rezando por todos vocês!”.



A instituição do Acolitato acontece para o cuidado com o altar e auxílio aos celebrantes. Pela instituição, o jovem torna-se Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a Eucaristia durante a missa ou levá-la aos enfermos. Este Ministério foi direcionado aos seminaristas Cassiano Pertile, Tiago André Guimarães e Wilton dos Santos, que recebeu o segundo ministério na mesma celebração.



Na celebração, dom Paulo pediu aos familiares que se inteirassem da formação de seus filhos e colegas, pois, segundo ele, a família de cada seminarista se torna família de todos os outros seminaristas, padres e bispo. Por isso “é importante que todos saibam o que acontece com todos, cuidem de todos, se preocupem da formação de todos”, destacou.



O dia seguiu com a confraternização no almoço. A ocasião foi de convivência, interação e, claro, para matar a saudade dos filhos e pais que estavam longe. O momento contou também com a participação de dom Altieri e dom Ercílio, arcebispos eméritos.



Na parte da tarde, os familiares tiveram a oportunidade de conhecer melhor a rotina do seminário, já que cada jovem relatou um pouco de sua função na casa e os formadores explicaram o que acontece no processo de formação, recordando, de forma especial, o objetivo geral da comunidade, que é “Seguir Jesus Cristo, através do processo formativo, fazendo a opção pela comunidade e pela dedicação ao estudo, à oração, à pastoral missionária, ao trabalho, ao cultivo humano-afetivo e ao lazer, tendo em vista o discernimento vocacional à vida presbiteral e a construção do Reino de Deus”.



O dia ficou marcado pelo carinho e pelo reencontro dos pais com seus filhos, fortalecendo ainda mais a vocação e o caminho de cada um. Uma das falas que exprime a alegria de viver este momento foi partilhada pelo seminarista Anderson Munari, da etapa da Filosofia: “Acho importante rever a família e acho que este espaço que as famílias têm para se reencontrar com os seminaristas no próprio seminário é fundamental para os pais conhecerem e poderem auxiliar no processo formativo”.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Seminarista Miguel Ângelo dos Santos Ramos



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.