Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
07.Out - Em busca da Mãe
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Tímida, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que, neste domingo, 9, chega a sua 36ª edição, nasceu como uma caminhada em torno do Santuário. A ideia surgiu a partir da inspiração de devotos que buscavam homenagear a santa de alguma maneira. Logo, a iniciativa chegou aos ouvidos da população que, pouco a pouco, passou a migrar para o Santuário e direcionar suas preces à Mãe Aparecida. Hoje, mais de três décadas depois da primeira caminhada, a Romaria, que é considerada a segunda maior do país em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, reúne milhares de devotos não apenas da região, mas que se deslocam de outros estados para celebrar a história e a intercessão da Mãe Aparecida.



Em sua 36ª edição, preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho de concretizar a proposta, a Romaria chama atenção para o trabalho realizado em toda a Igreja a partir da proclamação, pelo papa Francisco, do Ano da Misericórdia: o lema, No coração de Maria a misericórdia do Pai, e as três intenções, voltadas para as famílias, os vocacionados e as comunidades eclesiais, retratam a urgência pela fé e pela crença. Além da programação do domingo, a Romaria, neste ano, contempla, ainda, a quarta-feira, 12, através da Romaria das Crianças. Organizada pela catequese, a ação consiste em uma caminhada ao redor do Santuário e uma celebração direcionada especialmente para o público infantil. Também, no sábado, 8, diferentes congregações de religiosas estarão no Santuário durante todo o dia motivando momentos de oração e espiritualidade.



Juventude que crê

A história de uma romaria que começou com um simples trocar de passos e, pouco a pouco, conquistou devotos é inspiração para que a juventude da Arquidiocese também caminhe em busca da intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Para Matheus Ferreira do Carmo, de 22 anos, a peregrinação teve início ainda na infância quando a avó, Maria Ferreira do Carmo, saía da Comunidade de São Miguel, em Pontão, e motivava a família a caminhar lado a lado. “Vínhamos para fazer companhia a ela. Ela não explicava, mas pelos gestos dela, pela postura dela e pela experiência dela, eu via que era algo importante. Lembro que ela me falava para pedir, mas, também, agradecer. Ela tinha muita fé. Vinha feliz para a Romaria. E isso me fez entender a importância do percurso e a importância de Nossa Senhora na minha vida”, comenta o jovem.



Matheus que, hoje, participa do Curso de Liderança Juvenil e participa anualmente da Romaria, busca vivenciar a data ao lado da mãe. “Algo que me marca muito, é um episódio que, em uma das Romarias, minha mãe foi de pés descalços até o Santuário. Fiquei admirado. Não entendia o porquê de ela fazer isso”, recorda. A vivência da família motivou o amadurecimento da sua fé. “Hoje, eu sinto que é algo que foi inspirado em mim. Preciso ir todo ano. Quando não vou, sinto que algo está errado. É algo mais forte”, completa.  



Programação

8 de outubro

O Santuário recebe os fiéis e, durante todo o dia, congregações estarão motivando momentos de espiritualidade e oração



9 de outubro

6h – Bom Dia Romeiros – programa apresentado na Rádio Planalto e produzido pela Pastoral da Comunicação

7h – Missa na Catedral e no Santuário

8h – Saída da procissão na Catedral

10h30 – Missa Campal no Santuário com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

12h – Almoço

13h – Expressões juvenis

14h – Bênção do Santíssimo



12 de outubro

10h – Missa no Santuário

15h – Romaria das Crianças – em volta do Santuário

16h – Missa Campal



Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.