Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
11.Abr - Domingo de Ramos abre Semana Santa e motiva para o exercício da solidariedade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O Domingo de Ramos, que marca a abertura da Semana Santa, em preparação para a Páscoa, é também oportunidade de exercer a solidariedade, sinal concreto de doação e amor ao próximo. Neste sentido, em consonância com toda a Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Passo Fundo realiza no próximo fim de semana, a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.



A iniciativa, realizada anualmente, consiste na arrecadação de recursos através das coletas realizadas nas celebrações do final de semana. Posteriormente, o valor arrecadado se torna o principal recurso formador dos Fundos Arquidiocesano (50%), Estadual (10%) e Nacional (40%) de Solidariedade.



O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, formado há 14 anos, já beneficiou 172 projetos nos 47 municípios que abrange. Anualmente o FDS vem apoiando cerca 12 projetos por ano, nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem. Até agora, já beneficiou mais de 26 mil pessoas.



O fundo é coordenado por um Conselho formado pelo Arcebispo, Coordenador de Pastoral e um representante das Pastorais Sociais, dos beneficiários pelos projetos e da Cáritas. Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana – entidade que administra o FDS, explica: “O fundo de solidariedade tem o objetivo de ser sinal na comunidade, de maneira a envolver e chamar a atenção de que é possível mudar a realidade e construir formas concretas de envolvimento das pessoas e das organizações na solução dos principais problemas sociais”.



Frente do envelope traz a motivação da CF 2014.



Um dos meios onde a Campanha da Fraternidade se concretiza é através do apoio a projetos comunitários. Além das diversas iniciativas apoiadas durante o ano, o FDS seleciona sempre uma ou mais ações diretamente ligada(s) ao tema da Campanha da Fraternidade como gesto concreto. Em 2014, o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência foi o escolhido, em consonância com a temática da CF.



A coleta é realizada em todas as paróquias da Arquidiocese, de modo que todos são chamados a doar através dos envelopes disponíveis para a campanha, fazer sua contribuição nas missas do final de semana ou ainda realizar depósito bancário através da conta do FDS – Caixa Econômica Federal, Cc 1788-7, Ag 1593.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.