29.Jul - Dom Jaime Kohl em missão na África

Na segunda feira (27) o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, viajou em missão para Moçambique, no norte da África, local que a Igreja do Rio Grande do Sul realiza o projeto Igrejas Solidárias, um trabalho de amor iniciado há 21 anos, sendo um compromisso de cooperação, sobretudo na ação evangelizadora.

Dom Jaime Pedro é também o bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação da Igreja do Rio Grande do Sul, do Regional Sul 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Como explica o bispo, esse projeto nasceu com o objetivo de enviar missionários, sejam padres, religiosos, religiosas e leigos, que se dispõe a ajudar a caminhada da Igreja moçambicana, que passava por um momento de reconstrução após a guerra civil. “O trabalho pastoral vai acompanhado também de um olhar atento para iniciativas de caráter humano e educacional no local onde a equipe missionária atua. São projetos como abertura de poços, constituição de associações para a organização da vida em comunidade, auxílio no campo da nutrição, como suplemento alimentar, entre outros. No momento o projeto que está prevalecendo na sede da missão é um projeto socioeducativo, uma pequena biblioteca”, afirma.

Dom Jaime Pedro salienta que é necessário sermos protagonistas da missão diária, aquela que envolve nossa família e nossa comunidade. “A Igreja é missionária por natureza. Esse convite a ser Igreja em saída, não é só para a missão além-fronteiras. Não podemos esperar que as pessoas venham até nós, mas sim ter essa compreensão que nós, como comunidades cristãs, devemos ir ao encontro das pessoas, encontrá-las onde elas estão.  Que as pessoas que se afastaram da comunidade possam ser alvo do nosso amor, da nossa atenção, do nosso carinho, da nossa ação evangelizadora e solidária dentro da nossa comunidade, paróquia e diocese”, frisou.

E para fazer chegar a mensagem de amor de Jesus Cristo é necessário que cada um assuma a responsabilidade de evangelizar. “Está dentro do nosso ser cristão sermos enviados em missão. Aquele ‘ide e anunciai a todos os povos’, é feito a todos os discípulos de Jesus. Que esse sentimento possa crescer dentro de todos nós, essa partilha do dom recebido. E o maior dom, como diz o Documento de Aparecida, é ter conhecido Jesus. Que a nossa maior alegria seja poder tornar Jesus presente e conhecido para as pessoas que nós encontramos no nosso caminho. Um coração que ama é um coração que se doa, que se abre para aqueles que esperam pela nossa participação em suas vidas. Que Deus abençoe a todos nós”, afirmou.

A volta do bispo está prevista para 9 de agosto. Que o Senhor o acompanhe e abençoe nesta linda caminhada.

Fonte: Janaina Mengue