01.Jul - Dom Altieri recebe Palio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco
Dom Altieri recebe Palio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco

Em celebração na manhã do último sábado, 29 de junho, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco realizou a imposição do Palio Arquiepiscopal a Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano na Arquidiocese de Passo Fundo.

Realizada por ocasião da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a cerimônia teve início com o rito de imposição do Palio a 34 novos arcebispos, entre os quais três brasileiros: Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e Dom Antonio Carlos Altieri, Arcebispo de Passo Fundo.

O Pálio, concedido pelo Papa aos novos Arcebispos sempre na Festa de São Pedro e São Paulo, consiste em uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda e é destinado ao Arcebispo que assume uma arquidiocese, simbolizando o poder na província, sua comunhão com a Igreja Católica, o ministério pastoral dos arcebispos e sua união com o Bispo de Roma.

Para o Papa Francisco, a presença de arcebispos de todo o mundo torna a celebração ainda mais jubilosa, pois constitui uma enorme riqueza que nos faz viver um verdadeiro Pentecostes: “Hoje a fé da Igreja fala em todas as línguas e quer unir os povos em uma só família”, destacou Sua Santidade.

Francisco se dirigiu diretamente aos Arcebispos para falar que a presença deles na cerimônia é o sinal de que a comunhão da Igreja não significa uniformidade. “Devemos caminhar por esta estrada, crescer em harmonia com o serviço do primado”, acrescentou. O Bispo de Roma é chamado a viver e confirmar neste amor por Cristo e por todos, sem distinção, limite ou barreira. E não só o Bispo de Roma: todos vocês, novos arcebispos, têm a mesma tarefa: deixar-se consumar pelo Evangelho. A tarefa de não se poupar, sair de si a serviço do santo povo fiel de Deus”, concluiu.