23.Jul - Dom Altieri recebe carta de acolhida da Inspetoria Salesiana de São Paulo
Dom Altieri recebe carta de acolhida da Inspetoria Salesiana de São Paulo

Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, recebeu esta semana uma carta de solidariedade e acolhida do padre Edson Donizetti Castilho, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, onde trabalhou antes de se tornar bispo em Caraguatatuba.

Segue o texto na íntegra:

Querido Dom Altieri,

Já manifestei ao senhor, por telefone e por mensagem enviada, o quanto fomos surpreendidos nessa semana com a notícia de que o Papa Francisco havia aceitado seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo (RS).

A nossa primeira e muito natural atitude, como salesianos que conviveram tantos anos com o senhor, é a de tentar entender os percursos que levaram a esse, penso que não me equivoco, doloroso desfecho.

Confesso-lhe, porém, que essa simples mensagem nada pretende em relação a isso! Sabemos que, na perspectiva cristã, não há acaso! Há sempre um Deus que nos ama, que em Seu Filho faz-se Deus-Conosco, sempre presente, e nos acompanha, pela força de seu Espírito, mesmo quando os emaranhados e tramas de nossa existência parecem tão confusas e incompreensíveis. Por isso, escrevo-lhe tão somente para reafirmar que somos seus irmãos e a Inspetoria Salesiana de São Paulo, colocada sob o patrocínio de Nossa Senhora Auxiliadora, foi e será sempre a sua inspetoria. Aqui, entre nós, o senhor viveu a maior parte de sua existência e colocou a riqueza de seus dons a serviço da Igreja e da Inspetoria. E, nesse sentido, se entender que deva estar novamente conosco, seja bem-vindo! O tempo é sempre bom companheiro e, sobretudo, bom conselheiro. Somente “na fé” podemos compreender, viver e testemunhar a profecia da fraternidade cristã, radicada, não sobre os laços da consanguinidade ou da afinidade em torno de interesses ou tendência de qualquer natureza, mas sobre “O” fundamento que é o próprio Cristo Jesus e o seu Evangelho!

Para as decisões que o acompanharão a partir de agora, certamente, o senhor terá a oportunidade de ouvir muitas e sábias pessoas. Desejo somente, sem insistir na busca das razões e/ou cobrar respostas para tantas perguntas que teimam surgir em momentos como esse, confirmar o que já disse dias atrás: conte com nossas fraternas orações e as portas de nossa inspetoria estarão sempre abertas para recebê-lo, ao senhor que esteve, é verdade, como nosso superior por seis anos... mas foi e sempre, sobretudo, um bom e querido irmão com uma vida plena de dedicação e zelo pastoral!

Que a Virgem Auxiliadora alcance abundantes graças para o pujante Arquidiocese de Passo Fundo, especialmente a graça da fidelidade generosa e criativa à beleza do Evangelho e do seguimento amoroso de Cristo Jesus.  No ano do bicentenário de Dom Bosco, em Cristo Jesus,

P. Edson Donizetti Castilho

Inspetor Salesiano