Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
17.Abr - Dom Altieri prega retiro para animadores vocacionais em Novo Hamburgo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Mais de 200 animadores vocacionais marcaram presença no retiro do dia 12 de abril, organizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Novo Hamburgo. Num ano proclamado pelo Papa Francisco como o Ano da Vida Consagrada, o tema levou os participantes ao Centro Mariápolis em São Leopoldo para ouvir as palavras de encorajamento e alegria do arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri. Fortalecer a espiritualidade, renovar a experiência com Deus, formação e partilha da caminhada foram os objetivos.



Ao oferecer sua experiência de consagrado e membro da Congregação dos Salesianos (Pia Sociedade São Francisco de Sales), o prelado compartilhou com o grupo suas inquietações em relação à forma como é apresentada a vocação aos jovens. Dom Altieri sublinhou a importância de falar uma linguagem que toque o coração da juventude. – Às vezes, nosso próprio testemunho ineficiente desencadeia reação contrária – alertou.        



Dom Altieri lembrou que o celibato não é uma condição de imposição, porque o religioso e o padre diocesano renunciam ao amor humano em prol do amor de todos como o fez Jesus.



O bispo referencial da Juventude no Rio Grande do Sul instigou o grupo a um novo olhar para a vida religiosa, no sentido de compreendê-la mesmo como um dom de Deus, na qual se segue os mandamentos e conselhos evangélicos. Nesse sentido, há uma opção pública, pois os votos acontecem na Igreja dentro de um contexto de uma congregação. Dom Altieri explicou que cada família religiosa vive um carisma a partir de seu fundador para dar testemunho como nas primeiras comunidades cristãs e transmitir a beleza do Evangelho. – Na comunidade, tenho uma sensibilidade diferente – acrescentou.



Como sinais de coragem para a missão, o arcebispo deixa o seguinte recado: "se formos autênticos, nossa proposta será válida e conseguiremos atrair jovens para a vocação. Sal e fermento nunca foram maioria. O papel da vida consagrada é ser porta de lança para a radicalidade do bem comum".



Ainda Dom Altieri destaca que no meio das diferentes tribos juvenis têm surgido os leigos consagrados, apresentando-se um modo novo de aparecer na Igreja, já que nesse caso existe autonomia para viver em sua própria comunidade de origem.



Além da contribuição de Dom Altieri, a programação teve momentos fortes de reflexão, partilha, adoração ao Santíssimo Sacramento, oportunidade para confissões e encerrou com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Dorcelina Gomes / Assessoria de Comunicação da Diocese de Novo Hamburgo

Fotos: Dorcelina Gomes e Zélia Reichert



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.