Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
05.Set - Dom Altieri intercede ao governo pelos conflitos entre agricultores e indígenas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Dom Altieri intercede ao governo pelos conflitos entre agricultores e indígenas

O governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou esta semana a doação de terras para agricultores e indígenas. Resultado de uma série de manifestações, a ação prevê a disponibilização de seis mil hectares de terras para o assentamento.



O conflito, que já acontece há meses em todo o estado, ocorre também nos municípios de Mato Castelhano e Pontão, áreas de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo.



A nota de esclarecimento divulgada à imprensa com os posicionamentos do governo do Rio Grande do Sul, cita de forma especial uma manifestação do Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri que, ao escrever diretamente ao governador do estado, Tarso Genro, contextualizou: “São praticamente 350 famílias de agricultores que estão sofrendo tensão, pressão psicológica, moral e até física em alguns casos. Na mesma situação, também sentimos a aflição dos povos indígenas que sofreram injustiça histórica e que hoje buscam reaver o que é de seu direito, ou seja, as terras onde seus antepassados viveram”.



Dom Altieri, que já no seminário organizado pela Arquidiocese para debater o tema havia destacado que “O problema é sério e não existem soluções fáceis para problemas difíceis”, ressaltou: “Considero essa situação delicada como a mais gritante injustiça e um grande descaso, sobretudo pela maneira como vêm sendo administrados os fatos pelos órgãos responsáveis”.



No documento, o arcebispo de Passo Fundo conclui afirmando acreditar na providência e resolução mais breve possível da situação. “Caro Governador Tarso Genro, confiamos mais uma vez na sua peculiar e perspicaz atuação na busca do melhor para o nosso glorioso Estado do Rio Grande do Sul, por isso estamos seguros e, desde já, profundamente agradecidos por tudo que fará neste caso para que a atuação do Estado, através de seus órgãos, possa usar métodos que valorizem a democracia em que vivemos bem como a Vida Humana que é oriunda do Criador e semelhante a Ele!”, acrescentou Dom Altieri.



Para ler na íntegra a carta de Dom Altieri ao governador Tarso Genro, clique aqui



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.