21.Jul - Cruz e Ícone são acolhidos na Santo Antônio, em Passo Fundo

Um ano depois da abertura da Jornada Mundial da Juventude Cruz e Ícone de Nossa Senhora são acolhidos na Paróquia Santo Antônio em Passo Fundo

Vindos da paróquia vizinha do Bairro São José, as réplicas dos símbolos da JMJ chegaram à paróquia Santo Antônio do bairro Petrópolis, na missa das nove horas da manhã deste domingo, 20 de julho. A comunidade aguardava na frente da Igreja, com muita alegria e expectativa. Durante a celebração as pessoas puderam tocar na cruz, amarrar as suas fitinhas e fazer os seus pedidos e agradecimentos. O jovem Igor Pereira, que esteve no Rio de Janeiro participando da JMJ, falou da experiência que viveu naquela oportunidade aos presentes.

Segundo o pároco, padre Ladir Casagrande a cruz mede 3,8 metros de altura e foi colocada junto ao altar principal da Basílica de São Pedro, em Roma, no Ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984), quando foram comemorados os 1950 anos da morte de Jesus Cristo. No final daquele Ano Santo, depois de fechar a porta da Basílica, o papa João Paulo II deu esta cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem recebeu esta cruz em nome de toda a juventude e de toda a humanidade foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Ao entregar o papa pronunciou estas palavras, “Meus queridos jovens, na conclusão deste Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Desde 1985, a cruz já esteve presente em vários países onde foram realizadas a Jornadas Mundial da Juventude. Em 2003, o papa deu aos jovens outro símbolo, o Ícone de Nossa Senhora (Um quadro com a imagem de Maria), que é cópia daquele que foi encontrado nas escavações da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Santo Padre disse: “Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De Agora em diante ele vai acompanhar as jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens, que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

Nesta quarta-feira, 23 de julho, data que marca um ano da abertura Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, a Paróquia Santo Antônio promove um encontro de formação com todas as lideranças e famílias da comunidade, assessorado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo. O evento será realizado na Igreja Matriz, no Bairro Petrópolis, a partir das 19 horas.

Colaboração: Pe. Ladir Casagrande