12.Mai - Crianças da Fundação Lucas Araújo trocam informações com a Aurora Alimentos
Crianças da Fundação Lucas Araújo trocam informações com a Aurora Alimentos

Crianças e adolescentes da Fundação Beneficente Lucas Araújo receberam a visita de uma equipe da Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela empresa Aurora Alimentos. Nos dias 05 e 06 de maio, colaboradores passaram informações, contaram histórias, deixaram materiais e trocaram ideias sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com a natureza.

O projeto desenvolvido pela Fundação Aury tem como finalidade incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento de atividades de formação e organização social. De acordo com Maria Revers Pivotto, coordenadora Pedagógica da Fundação Lucas Araújo, a presença da equipe serviu de motivação para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano no projeto da Entidade Cuidado com o meio ambiente: sustentabilidade. “Elas mostraram de forma dinâmica como é possível passar informações sobre cuidados com o meio ambiente para crianças e adolescentes, cada um com a sua linguagem específica. Foi muito motivador e abriu uma janela de possíveis atividades”, frisou.

Entre os temas abordados, os alunos da Educação Infantil níveis I e II e as adolescentes do Lar da Menina Pe. Paulo Farina puderam conhecer um pouco mais sobre biodiversidade, aquecimento global, atitudes responsáveis e reciclagens. Para a monitora Angélica Andrade, muitas vezes as pessoas não tem ideia do quanto pode ser feito pelo meio ambiente em pequenas ações diárias. A partir da troca de experiências com a equipe da Fundação Aury, Angélica destaca que várias atividades serão realizadas com os atendidos. “Muitas pessoas não tem consciência sobre o que pode ser feito para melhorar a nossa relação com o meio ambiente. O processo começa em casa, mas a escola tem o seu papel. Aos poucos, com trabalhos de separação do lixo, vamos mudando o comportamento de todos”, observou.

Para Graciela Cortes, uma das responsáveis pela atividade na Fundação Aury, a troca e o contato com as crianças são importantes para o abastecimento do projeto. “Ficamos maravilhadas com o trabalho desenvolvido pela Fundação Lucas Araújo, para a equipe da Fundação Aury Luiz Bodanese foi um prazer estar junto dessas crianças. Foi de grande importância levar momentos de interação, troca de conhecimentos, socialização, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos e professores”, ressaltou.

Projeto Meio Ambiente e sustentabilidade

Em 2014 a Fundação Beneficente Lucas Araújo está desenvolvendo uma série de ações para contemplar o projeto especial definido pela Coordenação Geral dos Setores e Direção da Entidade. Colaboradores, funcionários e atendidos, além dos moradores dos prédios da Fundação e a comunidade em geral, estarão envolvidos ao longo de todo o ano em atividades do projeto Cuidado com o meio ambiente: sustentabilidade.

O objetivo é proporcionar um ambiente saudável, conscientizando e organizando a comunidade da Fundação, para o correto uso dos recursos naturais, a preservação e o destino adequado dos resíduos produzidos.

Entre as atividades que serão desenvolvidas, estão a formação sobre a questão ambiental com o uso de materiais didáticos como vídeos, palestras e encontros, a organização para o destino correto dos resíduos produzidos, trabalhando temas como a separação e reaproveitamento, além de intensificar a colaboração com as cooperativas de recicladores. As ações também serão trabalhadas nos setores da Entidade.

Fonte: Fundação Beneficente Lucas Araújo