27.Mai - Corpus Christi: O Senhor se repartiu para estar com todos

Na Arquidiocese de Passo Fundo, as 53 paróquias celebraram nesta quinta-feira a Solenidade de Corpus Christi

Onde existe partilha não há necessidade. O gesto de Jesus, que na última ceia fez-se pão para permanecer eternamente entre os seus, é a expressão maior do mandamento do amor. A Eucaristia é a grande lição de caridade vivida pelo próprio Cristo que se deu como alimento. Temos fome. Muito mais do que de água e comida, temos fome de justiça, de amor, de vida abundante. Temos fome de Deus, que não é saciada pelos alimentos passageiros e perecíveis, mas pelo próprio Senhor da vida na Eucaristia”, ressaltou dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, durante a celebração na Catedral Metropolitana nesta quinta-feira, 19.

Na paróquia, cerca de 3 mil pessoas participaram da Missa e Procissão em torno da Praça Marechal Floriano. Na ocasião, dom Rodolfo reforçou a importância do gesto de Jesus e da participação do povo no projeto de Deus: “Quando Jesus disse aos discípulos ‘dai-lhes vós mesmos de comer’, Ele nos comprometeu com o seu plano de amor. A Eucaristia convida-nos e obriga-nos a olhar para o próximo e denuncia a fome, o egoísmo e a acomodação”, destacou o arcebispo.

Em toda a arquidiocese, milhares de fieis participaram das Missas e Procissões em honra ao Corpo de Cristo.

Tapetes

Os tapetes de serragem, que abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Na celebração desta quinta, muitos lembravam o Ano e as Obras de Misericórdia.

Nas paróquias Santo Antônio, em Guaporé, e Cristo Rei, em Não Me Toque, mais de 400 metros de tapetes foram confeccionados pelas pastorais e movimentos. Em muitos outros locais, como Victor Graeff, Tapera, Passo Fundo, Marau, Selbach, Pulador, União da Serra, David Canabarro e Serafina Corrêa, os tapetes de serragem, papeis e tintas acolheram a passagem do Corpo de Cristo nas procissões.

Solidariedade

Reforçando a importância do cuidado com o próximo, muitas paróquias também realizaram coletas de alimentos, agasalhos e cobertores. Na Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, em Passo Fundo, mais de 50 cobertores e dezenas de quilos de alimentos foram coletados. Segundo o pároco, padre Ladir Casagrande, diante da realidade de tantas pessoas passando frio e fome, a paróquia optou por realizar um gesto concreto de solidariedade. “Não poderíamos ignorar essa situação. Só aqui na paróquia temos mais de 50 famílias cadastradas que recebem alimentos mensalmente”, afirmou.

Origem

A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a irmã Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que ainda hoje são usados durante a celebração.

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim, e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".

Victória Holzbach