Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
09.Nov - Coordenadores de Cursos de Teologia do RS se reúnem em Porto Alegre
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Coordenadores de Cursos de Teologia do RS se reúnem em Porto Alegre

Nesta segunda-feira, 09, membros da Comissão dos Institutos de Teologia do Rio Grande do Sul (CIT/RS) estiveram reunidos na sede do Regional Sul 3, em Porto Alegre, com o objetivo de partilhar a caminhada como cursos de Teologia do Estado e fazer uma perspectiva para 2016.



Na ocasião, participaram representantes da FAPAS, de Santa Maria, do ITEPA, de Passo fundo, do IMT, de Santo Ângelo, do Paulo VI, de Pelotas e da ESTEF, de Porto Alegre. Trataram sobre a repercussão da última reunião dos coordenadores, ocorrida em julho de 2015, da prova do Enade com partilha das dúvidas, e as perspectivas da Teologia.  Avaliaram o Congresso de Teologia, que aconteceu nos dias 04 a 06 de maio, em Santo Ângelo.



Segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.



Para o coordenador do Curso de Teologia da ESTEF, padre Olavio Dotto, Franciscano, a reunião cumpriu com sua finalidade. “Para mim ficou uma impressão muito boa de nossa reunião da CIT. O objetivo é sempre a aproximação dos cursos de Teologia com a partilha da vida e das atividades. Definimos para o ano que vem realizar uma reunião conjunto com a OSIB/RS (Organização dos Seminários e Institutos Brasileiros), professores e bispos para discutir o perfil da Teologia no Rio Grande do Sul. Ver a atuação dos institutos nas dioceses e paróquias na formação dos leigos e na qualificação intelectual dos seminaristas. Também já estamos pensando no próximo Congresso de Teologia, que será realizado na PUCRS”, contou Dotto.



De acordo com o coordenador da CIT/RS e coordenador do Curso de Teologia da FAPAS, padre Vanderlei Luiz Cargnin, Palotino, “fazem parte da CIT sete cursos de Teologia do RS. Destes, três são de Porto Alegre: o Curso de Teologia da PUCURS, ESTEF e a da UNILASSALE. Também os Cursos de Teologia Paulo VI, de Pelotas, o ITEPA, de Passo Fundo, o IMT, de Santo Ângelo e a FAPAS, de Santa Maria”, reiterou.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.