Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
29.Out - Coordenadoras paroquiais de catequese realizam encontro de avaliação e planejamento
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Coordenadoras paroquiais de catequese realizam encontro de avaliação e planejamento

A Casa de Retiros acolheu no dia 28 de outubro, última terça-feira, o encontro arquidiocesano das coordenadoras paroquiais de catequese. Mais de 60 pessoas estiveram presentes no encontro, que teve como principal objetivo avaliar a caminhada da catequese em 2014 e planejar o Ano do Cuidado com a Vida, em 2015.



Um dos momentos fortes foi a oração e espiritualidade, organizada a partir dos textos bíblicos que as áreas pastorais escolheram como mística das escolas de animação bíblico catequéticas no processo de iniciação à vida cristã. Entre eles estavam os textos do Bom Pastor, Multiplicação dos Pães, Parábola do Semeador, os Discípulos de Emaús e a Samaritana.



Em seguida, o encontro seguiu com a partilha da avaliação do ano, que contemplou o ano dação, padre Ivanir Rodighero reforçou o processo organizativo da catequese, assegurando a necessária centralidade na pessoa de Jesus Cristo, suas palavras e seu plano de vida e amor. Pe. Ivanir valorizou também a missão que os catequistas realizam, mesmo diante dos grandes desafios do momento histórico e da mudança de época.



O trabalho realizado pelas catequistas em preparação ao encontro contemplou também o planejamento para o Ano do Cuidado com a Vida. O jovem Junior Centenaro, articulador das Pastorais Sociais, animou as catequistas presentes para assumirem o projeto planejado para 2015 em favor da vida. Entre as ações definidas neste sentido estão o estudo e a ação concreta sobre a Campanha da Fraternidade, participação no seminário local e na Romaria da Terra.



Durante o dia, os participantes receberam a visita de dom Antonio Carlos Altieri e de Dom Francisco Canindé Palhano, bispo diocesano de Bonfim, Bahia. Na avaliação, as catequistas expressaram que o encontro não foi cansativo, contou com boa participação e que tudo estava bem preparado e organizado.



Para a equipe de coordenação da catequese da arquidiocese, coordenada pela irmã Nilva Brugnera, “o maior desafio é a continuidade do processo de formação dos catequistas, animando os que têm dificuldades de assumir a própria formação”. Segundo ela, a Palavra de Deus é a fonte e endereço para a catequese. “A partilha de mensagens, dinâmicas e simbologias no grupo de coordenação enriquece cada pessoa e toda a catequese. O assumir conjunto e a responsabilidade das coordenações paroquiais e da maioria das catequistas, o acompanhamento que muitos padres oferecem à catequese, o estar juntos, o somar forças e a compreensão nas dificuldades. A presença sempre atenta e constante da coordenação arquidiocesana dá força para o grupo e fortalece a caminhada”, ressaltou.



Os próximos encontros para as coordenações de toda a arquidiocese foram agendados para os dias 31 de março e 27 de outubro de 2015.



Clique aqui e veja o álbum de fotos.



 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Irmã Nilva Brugnera 



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.