09.Dez - Conselho Episcopal Regional se reúne em Assembleia
Conselho Episcopal Regional se reúne em Assembleia

A assembleia do CONSER - Conselho Episcopal Regional -, reunindo os bispos das dezoito dioceses do estado do Rio Grande do Sul aconteceu entre os dias 05 e 07 de dezembro, na casa Tiberíades, em Cidreira.

O encontro, que contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3, foi momento forte de convivência e fraternidade para os bispos de nosso Estado. A dinâmica do encontro se fez com momentos celebrativos, partilha da caminhada de cada diocese e também das diversas comissões pastorais.

Além dos bispos atuantes nas Dioceses estavam presentes, também, os bispos eméritos dom Girônimo Zanandrea, de Erexim, e dom José Mário, de Rio Grande. Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, esteve presente no último dia do encontro. Também esteve participando o padre Flávio Bordão Soares, administrador diocesano da Diocese de Uruguaiana, que encontra-se vacante, ou seja, sem um bispo.

Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin, que já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e, também, da Comissão para a Doutrina da Fé foi indicado, ainda, para acompanhar a Pastoral da Comunicação.

Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, acompanha, agora, a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, foi indicado para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS. Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.

A próxima assembleia de final de ano acontecerá na Diocese de Caxias do Sul.

Colaboração: Padre Cesar Leandro Padilha | Secretário Executivo Regional Sul 3 da CNBB