19.Ago - Conselho do Fundo de Solidariedade aprova mais quatro projetos para 2013

Gerar renda de forma justa e igualitária e propiciar a inclusão de populações em situação de exclusão social são os objetivos dos projetos apoiados pelo conselho do Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo que, na última semana, esteve em reunião de avaliação e aprovou mais quatro projetos comunitários para este ano.

As quatro iniciativas – “Mulheres Conquistando Direitos e Construindo Cidadania”, “Apoio ao Movimento de Ocupação do Bairro Leonardo Ilha”, “Reciclando na Busca da Sustentabilidade” e “Sabores da Terra” – devem beneficiar juntos cerca de 735 pessoas em Passo Fundo, Sarandi e São Domingos do Sul.

Os projetos “Mulheres Conquistando Direitos e Construindo Cidadania” e “Apoio ao Movimento de Ocupação do Bairro Leonardo Ilha”, favorecem, respectivamente, um grupo de 130 mulheres que atuam em diversos bairros de Passo Fundo ministrando oficinas na defesa dos direitos da mulher e cerca de 190 famílias – cerca de 500 pessoas - que buscam o direito à moradia através da ocupação de áreas no Bairro Leonardo Ilha, também em Passo Fundo.

Já o “Reciclando na Busca da Sustentabilidade” é uma iniciativa do Lar da Menina de Sarandi, que percebe na reciclagem e transformação em papel artesanal a oportunidade de desenvolver nas crianças e adolescentes atendidas uma consciência ambiental, além de proporcionar o aprendizado de novas técnicas que podem servir, inclusive, como geração de renda futura. O último projeto apoiado nesta reunião do Conselho do FDS, "Sabores da Terra", dirige-se à um grupo de três famílias de São Domingos do Sul, que trabalha com a produção de alimentos orgânicos e agora quer ampliar a produção e renda através de constituir uma agroindústria de geleias, compotas e panificados.

Segundo Angela Galera, integrante do conselho que avalia os projetos apresentados, o fundo tem um papel essencial no fomento a novas iniciativas. “O FDS é muito importante, já que fortalece e ajuda os grupos em um momento muito difícil, que é justamente o início das atividades”. Angela, que também já foi beneficiada com um projeto do fundo de solidariedade para a estruturação de uma padaria, acrescenta: “Às vezes se tem ideias, mas não se tem recursos. É aí que o fundo muda as realidades”.

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo beneficia em torno de 12 projetos por ano nas áreas de educação e formação para a solidariedade, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

Victória Holzbach

imprensa@pastoral.com.br