Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
18.Nov - Conselho do Fundo de Solidariedade aprova mais dois projetos para 2013
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O Fundo de Solidariedade, formado para apoiar iniciativas comunitárias de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social, é uma alternativa importante para o desenvolvimento de diversos grupos dos 47 municípios abrangidos pela Arquidiocese de Passo Fundo.



Em 2013 já foram entregues 11 projetos e, em reunião na manhã da última quarta-feira, 13 de novembro, o Conselho do FDS aprovou mais duas iniciativas que serão beneficiadas ainda este ano. Desde sua formação, em 2000, o Fundo já contribuiu com 172 grupos.



Os projetos aprovados na reunião são: “Fortalecimento de vínculos e desenvolvimento integral, lúdico e saudável”, que prevê auxílio para mais de 290 crianças e adolescentes que freqüentam o Lar da Menina de Passo Fundo, através da Fundação Lucas Araújo. E o “Espaço Solidário”, que vai ajudar 20 famílias na consolidação de um espaço permanente de comercialização e exposição de produtos da Economia Popular Solidária.



Um dos projetos propõem um espaço solidário para grupos.



O primeiro projeto presume a realização de oficinas socioeducativas realizadas no Lar da Menina. E o segundo, busca a readaptação do local na Galeria da Solidariedade e a compra dos materiais necessário para o mesmo.



Um dos principais critérios do Conselho para aprovação dos projetos é que ele envolva no mínimo três famílias e, para Ângela Galera, membro do Conselho “é preciso primeiramente analisar o grupo em si, se realmente está constituído, se já sabe o rumo que quer, o que vai seguir”. Para ela, o Fundo de Solidariedade também é muito importante para desenvolver novas perspectivas: “O papel do FDS é principalmente financeiro, pois muitos grupos tem vontade, tem idéias e projetos, mas não conseguem consolidar seus sonhos e, com a ajuda, conseguem constituir seus empreendimentos.”



Os projetos aprovados na reunião serão repassados nas próximas semanas, através de visita até as iniciativas contempladas. E para o próximo ano o FDS já planeja contribuir para gestos concretos que contemplem a temática da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”, além de continuar apoiando iniciativas demandadas pelos grupos.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.