11.Jun - Comunidades celebram Missas de Sétimo Dia de Falecimento do padre Eduardo Pegoraro

A Arquidiocese de Passo Fundo celebrou na última semana as missas de sétimo dia de Falecimento do padre Eduardo Pegoraro. Ainda nos dias 25 a 27 de maio foi realizado um tríduo na paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, em Tapera. Já na quinta, 28, a celebração de sétimo dia ocorreu na comunidade São Marcos, em Água Santa; e no sábado, 30, na paróquia de Tapera.

Em Tapera, a Igreja Matriz ficou lotada para a missa presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri. Na ocasião, dom Altieri lembrou o último encontro que teve com padre Eduardo, durante o dia das mães. Ressaltando a bondade e a simplicidade do presbítero, o arcebispo reforçou como o pároco de Tapera era querido e amado por todos.

Durante a celebração, muitas homenagens foram prestadas ao sacerdote, por familiares e pelas comunidades onde trabalhava e onde nasceu. Representantes do Conselho Pastoral Paroquial da Nossa Senhora do Rosário da Pompéia expressaram sua emoção e o desejo de continuarem seguindo o exemplo de padre Eduardo: “Partiste, mas viverá para sempre em nós, na força do seu testemunho de fé. Estivemos juntos e na nossa vida há um pedaço da sua. Fica o desafio de continuarmos seu trabalho com alegria e entusiasmo”.

Os seminaristas do Seminário Sagrado Coração de Jesus, do qual padre Eduardo era formador, completaram as homenagens relatando: “Um padre que celebrava a Eucaristia com fé de evangelizar porque acreditava naquilo que estava fazendo. E com um sorrisão no rosto acolhia todos com um aperto de mão e um forte abraço na porta de Igreja. Padre Eduardo, um irmão acolhedor, um formador espetacular e, com toda a certeza, um paizão”. Salientando a emoção pela saudade e as boas lembranças que trazem, os jovens concluíram, em referência a uma das músicas preferidas do formador: “Agora os desassossegos sentam na varanda pra matear saudade dele. As lembranças nunca queimarão e estarão sempre ardendo dentro de cada um de nós”.

Victória Holzbach