16.Jun - Comunidade Santo Antônio, da Linha Vitória, celebra centenário

Comunidade pertence à paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Nova Boa Vista

No dia 12 de junho, Linha Vitória completou 100 anos. Fundada por volta de 1914, tem-se relatos que os primeiros moradores eram oriundos das cidades de Guaporé, Farroupilha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. O nome Linha Vitória é uma homenagem ao Rei Vittório Emanuelle II, primeiro Rei da Itália.

As primeiras famílias trouxeram consigo a devoção ao atual padroeiro, Santo Antônio e o cultivo da religiosidade. A primeira Missa no local foi rezada pelo padre Rafael Japp, de Passo Fundo. Naquela época, as pessoas se organizavam para que casamentos, batismos e outras celebrações acontecessem na mesma cerimônia, quando o padre visitava a comunidade.

A imagem de Santo Antônio foi doada pela família Botarie e motivou, em 1917, a construção da primeira capela. Cinco anos mais tarde, a Igreja foi substituída por uma nova, que serviu a comunidade até 1942, quando o local acolheu a sua terceira capela. Só em 1974 foi edificada a construção atual.

Com o passar dos anos, a população foi crescendo na comunidade e aos arredores, em trabalho e dedicação. A vila foi se tornando maior e passou a pertencer ao município de Carazinho. Hoje distrito de Almirante Tamandaré do Sul, Linha Vitória é para os moradores “um belo lugar, bom de viver, de povo de fé e acolhedor”.

Para marcar a comemoração do centenário, a comunidade adquiriu este ano uma nova imagem do padroeiro e construiu um novo capitel no local. Atualmente a comunidade é formada por cerca de 150 famílias de origem italiana e alemã.

Colaboração: Padre Élio Eilert